A rede social Bluesky se tornou uma das principais alternativas dos usuários brasileiros após o ministro Alexandre de Moraes determinar o bloqueio do X, antigo Twitter, no país. De acordo com informações divulgadas pela Bluesky, foram registrados um milhão de novos usuários na plataforma nos últimos três dias.
Tendo sido fundada no ano de 2019 pelo cofundador do X/Twitter, Jack Dorsey, o perfil oficial da rede social divulgou o resultado e comemorou a quantidade de usuários brasileiros atingidos na plataforma. “Agora este é um aplicativo brasileiro”, postou a Bluesky.
O perfil oficial da rede ainda escreveu algumas informações em português, como um tutorial de funcionamento da plataforma, incluindo dicas de uso e outras informações importantes.
O aplicativo tem um layout bastante semelhante ao X, incluindo a sua funcionalidade, inclusive as funções da plataforma são praticamente as mesmas, como excluir seus posts e curtir, comentar e repostar as publicações de outros usuários. Porém, diferentemente do X, não é possível publicar vídeos e nem áudios no Bluesky.
Bloqueio do X no Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na sexta-feira (30) a suspensão do X em todo o Brasil. A decisão de censurar a rede social foi tomada após a empresa não cumprir a ordem de nomear um representante legal no país, após o prazo de 24 horas dado pelo ministro na quarta-feira (28).
A empresa, que tem como dono o bilionário Elon Musk, fechou seu escritório no Brasil no dia 17 de agosto após Moraes ameaçar prender a então representante legal da rede social no país.