O presidente do nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), vai propor a convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para esclarecer a posição brasileira sobre a situação na Venezuela. Nogueira questionou o apoio do partido do presidente Lula, o Partido dos Trabalhadores (PT), à reeleição do ditador Nicolás Maduro.

Nogueira criticou a nota divulgada pelo PT, afirmando que "golpista é o PT que apoia ditador e eleição golpeada". Ele pretende apresentar o requerimento de convocação de Vieira assim que o Legislativo retomar suas atividades. Para o senador, é necessário que o chanceler explique a postura do governo brasileiro diante do que ele chama de "golpe perpetrado por Maduro".

Foto: Lucas Dias/GP1
Ciro Nogueira

“Aqui, o PT chama quem questiona eleição de golpista. Golpista é o PT que apoia ditador e eleição golpeada”, afirmou o senador Ciro Nogueira

A postura de Lula em relação a Maduro já gerou controvérsias anteriormente e impactou negativamente sua aprovação popular. Recentemente, Lula adotou um tom mais cauteloso em relação ao presidente venezuelano, destacando que ficou surpreso com as declarações de Maduro sobre um possível "banho de sangue" caso não fosse reeleito.

O Itamaraty, sob orientação de Lula, emitiu uma nota pedindo a divulgação de dados desagregados e atas das eleições para validação do resultado. Esta postura desagradou Maduro, mas indica uma mudança na abordagem do governo brasileiro em relação à Venezuela.