A Controladoria-Geral da União (CGU) recebeu autorização para nomear 30 novos Auditores Federais de Finanças e Controle (AFFC). A autorização foi dada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (23).
Os novos servidores foram aprovados no concurso público realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), conforme o Edital de Concurso CGU nº 1/2021, autorizado pela Portaria SEDGG/ME nº 8.949.
Inicialmente, o concurso tinha validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, prazo que foi estendido até 13 de junho de 2026, permitindo a convocação de candidatos para os cargos de Auditor Federal de Finanças e Controle e Técnico Federal de Finanças e Controle.
O ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, destacou a importância da ampliação da equipe para o aprimoramento das funções da Controladoria-Geral. "Existe uma preocupação muito grande deste governo com a entrega de serviços e políticas públicas para a população. É um governo que se estrutura em torno de uma agenda positiva do Estado. Os auditores terão um trabalho importante no cumprimento dessa missão”, afirmou.
As nomeações, contudo, dependem da existência de vagas disponíveis no momento da nomeação e da confirmação da adequação orçamentária e financeira pelo respectivo ordenador de despesa.