O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá se reunir nesta segunda-feira (10) com os reitores das instituições de ensino federais. Esse encontro é uma tentativa de debater a greve deflagrada pelos docentes e técnicos das universidades e institutos federais por todo o Brasil, mas pode não trazer resultado algum sobre a resolução do assunto.
Durante a reunião, o Governo Federal pretende anunciar o direcionamento de mais verbas para as universidades, mas não menciona as reivindicações feitas pelos docentes e técnicos, que cobram e uma nova proposta de reajuste salarial e de carreira à categoria.
No encontro realizado nesta segunda, além dos reitores, estarão presentes membros da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior ( Andifes ) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ( Conif ).
Por se tratarem de entidades que não exercem influência sobre o fim da greve, e não terem ligação direta com a paralisação, o encontro organizado por Lula pode não surtir efeito sobre o movimento paredista. Outro ponto bastante pressionado nessas discussões é a falta de diálogo com o governo com os grupos de professores e servidores das instituições, cujas entidades não são recebidas pelo presidente.