O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá se reunir nesta segunda-feira (10) com os reitores das instituições de ensino federais. Esse encontro é uma tentativa de debater a greve deflagrada pelos docentes e técnicos das universidades e institutos federais por todo o Brasil, mas pode não trazer resultado algum sobre a resolução do assunto.

Durante a reunião, o Governo Federal pretende anunciar o direcionamento de mais verbas para as universidades, mas não menciona as reivindicações feitas pelos docentes e técnicos, que cobram e uma nova proposta de reajuste salarial e de carreira à categoria.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

No encontro realizado nesta segunda, além dos reitores, estarão presentes membros da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Por se tratarem de entidades que não exercem influência sobre o fim da greve, e não terem ligação direta com a paralisação, o encontro organizado por Lula pode não surtir efeito sobre o movimento paredista. Outro ponto bastante pressionado nessas discussões é a falta de diálogo com o governo com os grupos de professores e servidores das instituições, cujas entidades não são recebidas pelo presidente.