Já chegou a 100 o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que caem no estado do Rio Grande do Sul desde o mês de abril.
Em Pelotas, especificamente na Praia do Laranjal, os moradores foram alertados para evacuar as áreas de risco. De acordo com a prefeitura local, cerca de 400 pessoas já foram acomodadas em abrigos. As atividades escolares nas instituições municipais foram suspensas até a próxima sexta-feira, dia 10.
Em Rio Grande, na região da Lagoa dos Patos, mais de 200 pessoas tiveram que deixar suas casas. No total, são 223 pessoas desalojadas e 49 em abrigos. As cidades de Jaguarão e São Lourenço do Sul também estão sofrendo com os impactos das chuvas.
Na tarde desta quarta-feira, dia 8, Porto Alegre registrou novamente chuva e vento. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de chuva intensa e ventos superiores a 90 km/h para a maior parte do estado. Há também a possibilidade de descargas elétricas e queda de granizo.
Em Canoas, a prefeitura determinou a evacuação de 11 bairros devido às enchentes. Mais de 50 mil pessoas que vivem em áreas de risco no município e 15 mil foram realocadas para um dos 55 abrigos disponíveis. Um cavalo acabou ficando ilhado no telhado de uma casa.