O presidente Lula e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias , irão ao Rio Grande do Sul neste domingo (5) para anunciar novos investimentos em ajuda humanitária. A viagem foi confirmada após uma reunião do comitê de situação, que contou com a participação de representantes de 17 ministérios diferentes.
Wellington Dias informou que, devido ao agravamento da situação, o presidente Lula determinou uma rápida e efetiva atuação dos órgãos federais para apoiar as famílias afetadas. O Ministério do Desenvolvimento Social já tem equipes atuando no estado desde o dia 30 de abril, focadas na ajuda humanitária e no abrigamento daqueles que tiveram que sair de suas casas.
“Dada a gravidade, mais uma vez o presidente Lula se desloca, neste domingo, para o Rio Grande do Sul. Já estamos com uma equipe lá desde o dia 30 e vamos intensificar o trabalho levando ajuda humanitária e apoio ao desabrigamento. Queremos garantir as condições de alimentação e, também, que não falte roupas, colchões, comida e tudo que for necessário para as pessoas afetadas”, assegurou o ministro.
Há uma frente de trabalho integrada do governo federal com o governo do Rio Grande do Sul que está atuando na infraestrutura de saúde, levantamento de hospitais de campanha, transporte e ajudando a desobstruir áreas bloqueadas. O ministro destacou que o governo federal enviou várias aeronaves para resgate e as forças armadas estão trabalhando no socorro às vítimas.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome está atuando na assistência social às vítimas, com a entrega de alimentos, kits de higiene, colchões, cobertores e outros itens básicos. Também trabalha com cozinhas solidárias para garantir refeições para as pessoas que não têm condições de se alimentar.