A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro deste ano, pelo Grupo Especial. A escola de samba de Niterói fechou o segundo dia de desfiles na Marquês de Sapucaí, em uma apresentação praticamente perfeita com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, uma homenagem ao culto ao vodum serpente, força que se manifestou em batalhas na costa ocidental da África, no século 18.
Viradouro venceu com 260 pontos. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, ficaram Imperatriz Leopoldinense e Grande Rio. Por outro lado, Porto da Pedra, que teve a pior pontuação, foi rebaixada para a Série Ouro (Grupo de Acesso).
Com enredo desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, a Vermelho e Branco prendeu o público logo de início, com uma grande serpente deslizando pela avenida como parte da comissão de frente.
Esse é o terceiro título da Viradouro, que também foi campeão do Grupo Especial em 1997 e 2020. A escola também coleciona vitórias pelos grupos de acesso.
A escola de Niterói desfilou pelo Grupo Especial juntamente com Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Vila Isabel, Mangueira e Paraíso do Tuiuti.
Neste ano, a apuração não ocorreu na Praça da Apoteose, mas sim na Cidade do Samba – espaço que reúne os barracões das escolas de samba.
Quesitos
Na apuração, foram analisados nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, evolução, mestre-sala e porta bandeira, comissão de frente, enredo, harmonia, samba-enredo e fantasia.
Já os critérios de desempate seguiram essa ordem: fantasias, samba-enredo, harmonia, enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, bateria e alegorias e adereços.