Na terça-feira (05), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que pretende se candidatar à reeleição como governador em 2026, descartando a possibilidade de concorrer à Presidência da República .
Em entrevista ao Metrópoles, Tarcísio reforçou seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro , caso este decida disputar a presidência em 2026. “Meu candidato para 2026 é Bolsonaro. Acredito na reversão da inelegibilidade e na recuperação dos seus direitos”, declarou.
A especulação sobre uma candidatura de Tarcísio ao Planalto ganhou força após as eleições municipais, nas quais diversos aliados do governador venceram em prefeituras pelo estado, incluindo Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo.
Em 22 de outubro, ao lado de Tarcísio, Bolsonaro declarou que, mesmo inelegível, será o candidato da direita à presidência em 2026. Na ocasião, antes do segundo turno das eleições municipais, Tarcísio reiterou que Bolsonaro será o candidato da direita e evitou comentar qualquer intenção de disputar o cargo: “Eu sou monotemático, meu foco agora é a eleição de domingo”, declarou.