O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (21) com o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim. A reunião ocorreu na residência oficial, o Palácio da Alvorada , e foi a primeira agenda do petista após sofrer um acidente doméstico neste domingo (20).
Sob orientações médicas, o presidente cancelou a viagem que faria à Rússia, no qual Lula participaria do encontro dos Brics, de 22 a 24 de outubro. Mauro Vieira , o ministro das Relações Exteriores, foi o escolhido para chefiar a delegação brasileira que participará do encontro.
Lula, afirmou em seu perfil no X que o assunto da reunião seria sobre a “agenda política nacional e internacional para os próximos dias”. Na publicação, Lula também incluiu sua primeira imagem pública, desde que sofreu uma queda, que resultou em um corte na parte de trás da cabeça.
O médico do presidente, Dr. Roberto Kalil, afirmou que o cérebro de Lula apresentou um "ponto mínimo de hematomas" após a queda. Ainda de acordo com o profissional, o presidente levou pontos para fechar o corte e é pouco provável que esse hematoma evolua.
O petista deve repetir, nas próximas 72 horas, os exames de neuroimagem para verificar como está o sangramento na região.