Nesta quinta-feira (17), a maior Superlua de 2024 deve surgir no céu. É a terceira vez que o fenômeno se apresenta neste ano e se destaca por fazer com que a lua pareça maior e mais brilhante. A causa desse efeito é que o satélite natural estará no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, a cerca de 357 mil quilômetros, enquanto sua distância média é de aproximadamente 384 mil quilômetros.
A formação lua cheia ocorre quando o Sol e a Lua se alinham em lados opostos da Terra, permitindo que toda a face visível do satélite seja iluminada. O momento exato em que a lua cheia aparecerá pode variar conforme o fuso horário em diferentes regiões do Brasil. Durante esses dias de céu claro, já é possível notar que a Lua parece maior.
Este evento marca a terceira Superlua do ano, com a primeira ocorrendo em 19 de agosto, quando a Lua estava a cerca de 361,9 mil quilômetros da Terra.
A última Superlua de 2024 está programada para 15 de novembro, quando ficará a 361,8 mil quilômetros de distância da Terra.