Fechar
Colunista Valdomiro Gomes
GP1

Cidade de Hugo Napoleão, cinquenta e um anos de história


A cidade de Hugo Napoleão está completando, neste 1º de abril, cinquenta e um anos de emancipação política, é mais de meio século de história.
Imagem: ReproduçãoVista aérea da cidade de Hugo Napoleão(Imagem:Reprodução)Vista aérea da cidade de Hugo Napoleão

A cidade originou-se do povoado Lagoinha. Inicialmente, ainda quando povoado, era localizado em uma região geograficamente mais baixa, donde passava constantemente por inundações, obrigando os moradores a se retirarem das casas por alguns períodos.

Devido a uma enchente de maior proporção, e após a localidade ser elevada a categoria de cidade, sentiu-se a necessidade de construírem as edificações em um ponto mais elevado, onde hoje está localizada.

A cidade de Hugo Napoleão, fundada no dia 01//04/1964, pela Lei Estadual nº 2.512, de autoria do então Deputado Estadual Alfredo Alberto Leal Nunes, está localizada na Microrregião do Médio Parnaíba, a cerca de 120Km ao sul da capital do Estado do Piauí, Teresina. Possui área territorial de 224.455 Km2, população de 3.811 (de acordo com estimativa do IBGE/2014).

É uma cidade pequena, porém acolhedora. Tem o rio Berlengas como o principal ponto turístico. Entretanto, é possível encontrar vários locais para divertimento e lazer. Temos a velha e tradicional Barragem, bem próximo à cidade, riacho São Pedro, balneário Amorim na localidade Franja, além de praças, bares, clubes.

A população é predominantemente Católica, tendo como Padroeiro São Francisco das Chagas (04 de outubro). Todavia, existe no município várias outras denominações, como: Assembleia de Deus, Batista, Adventista, Testemunhas de Jeová, Congregação Cristã no Brasil, entre outras.

De economia basicamente agrícola e comércio varejista de pequeno porte, a cidade ver em seu povo potencial para superar as diversidades. A mesma já exportou Brasil afora juízes, promotores, deputados, médicos, advogados, administradores, entre outros tantos profissionais gabaritados e personalidade da história política do Piauí. A cidade conta hoje com perfil próprio e personalizado. Parabéns!

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.