Fechar
Colunista João Carvalho
GP1

Caravana chega para I Semana da Mata Atlântica do Piauí


Imagem: Margareth LeiteCaminhão da caravana SOS Mata Atlântica(Imagem:Margareth Leite)Caminhão da caravana SOS Mata Atlântica

Com um pouco mais de 10% do seu território coberto pela Mata Atlântica, o Piauí é o 17° estado na área do Bioma a receber o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”.

O caminhão adaptado pela SOS Mata Atlântica estará estacionado na Praça Dom Pedro II, no centro da capital piauiense, Teresina, até domingo (30/01).


Imagem: Margareth LeiteJoão Freitas Filho fala durante a abertura do evento(Imagem:Margareth Leite)João Freitas Filho fala durante a abertura do evento

A população pode participar de palestras, oficinas e exposições sobre a Mata Atlântica do Piauí e outros temas, bem como de jogos educativos, monitoramento de água, exibições de filmes e maquete e outras atividades gratuitas.

O projeto visa levar um pouco mais de conhecimento sobre o Bioma e como preservar o que resta dele.

O horário de funcionamento é: no dia 26/01, das 16h às 21h; de 27 a 29/01, das 15h às 21h; e das 12h às 18h no último dia (30/01).

Qualquer pessoa pode participar e o projeto conta com uma estrutura própria para receber deficientes físicos.

Para esclarecer dúvidas, agendar visitas monitoradas de grupos ou se inscrever como voluntário, escreva para [email protected] ou ligue para (11) 3055-7886.

Imagem: Margareth LeiteMovimentação foi intensa durante o primeiro dia do evento(Imagem:Margareth Leite)Movimentação foi intensa durante o primeiro dia do evento

A iniciativa tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e apoio local da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMAM, Rede Ambiental do Piauí – REAPI, Fundação Rio Parnaíba – FURPA, ONG Mais Vida e Comissão Ilha Ativa.

Os relatos da equipe itinerante podem ser conferidos no blog da Fundação.

Confira a programação completa:

27 de janeiro (qui) – Praça Dom Pedro II
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 15h às 21h
15h – Jogos educativos: jogo da memória e jogo da cidadania.
18h – Palestra: “Aplicabilidade da Lei da Mata Atlântica (11.428/2006) Resolução CONAMA no Estado do Piauí – MPE”, com participação de Dra. Carmen Almeida.
19h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

28 de janeiro (sex) – Praça Dom Pedro II
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 15h às 21h
15h – Roda de conversa: “A Mata Atlântica é aqui em Teresina”, com participação de Mario Mantovani, Diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.
16h – Palestra: “Código Florestal e sua Importância para a Proteção da Biodiversidade Brasileira”, em parceria com a OAB/Secção Piauí.
18h – Oficina de pintura: Máscaras de Animais da Mata Atlântica.

29 de janeiro (sab) – Praça Dom Pedro II
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 15h às 21h
15h - Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
17h – Palestra: “Atuação do Batalhão de Polícia Ambiental na Defesa e preservação do Meio Ambiente”, com participação do Tenente/Coronel Renato Alves.
18h – Palestra: “Serra Vermelha - A Mata Ameaçada”, com participação do Biólogo Francisco Soares, da Furpa.

30 de janeiro (dom) – Praça Dom Pedro II
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 12h às 18h
14h – Oficina: brinquedos feitos com garrafas PET.
17h - Jogos educativos: jogo da memória e jogo da cidadania.
18h – Encerramento das atividades.

Atividades que podem ser realizadas a qualquer momento:

CineMata, Oficinas de desenhos, Mini biblioteca para consultas, Roda das sensações, Jogo da cidadania, Jogo da memória, Maquete dinâmica, Pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica e outros jogos educativos, Tenda do Piauí (Exposições de produtos alimentícios e ervas medicinais oriundos da Mata Atlântica do Piauí; doação de mudas da Mata Atlântica; Exposições fotográficas da Mata Atlântica no Piauí; Exposição de equipamentos das ações de convivência com a mata seca - cisternas, calçadão, bomba da água) e Exposição do acervo e equipamentos do Batalhão da Polícia Ambiental.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.