O racha entre a base do Partido dos Trabalhadores (PT) e sua cúpula, comandada pelo presidente estadual do PT, o deputado Assis Carvalho, tem mexido com as pré-candidaturas para as eleições municipais 2020 em Picos. O presidente tem atuado em uma relação de pouco caso com a base e com alguns nomes de representação feminina, como o de Maria Santana.
Em entrevista para a TV Antena 10, nessa última segunda-feira (13), Assis Carvalho chegou a dizer que o empresário Araujinho é o único nome registrado no PT para Picos e que considera ele o único pré-candidato para disputar a eleição pelo partido no município.
- Foto: GP1Assis Carvalho e Padre Walmir
No entanto, a jornalista e diretora do CIEM de Picos, Maria Santana, também é filiada ao PT há bastante tempo e tem sido considerada pelo governador Wellington Dias e, principalmente, pela base, lideranças locais e ala feminina do PT, como um nome para concorrer à prefeitura.
Mesmo tendo Maria Santana como o nome do PT, Assis Carvalho tem atuado em não dialogar com a diretora do CIEM em busca de uma formação de chapa na eleição em Picos e interferir na escolha da base do partido, impondo nomes alheios à vontade de grande parte do PT e até mesmo da prefeitura.
- Foto: José Maria Barros/GP1Maria Santana e Padre Walmir
Assis Carvalho x Padre Walmir
Além disso, o presidente estadual do PT tem travado uma guerra interna com o prefeito padre Walmir Lima, de forma velada pelo controle sobre o município e o futuro das eleições. Também na entrevista para a TV Antena, Assis Carvalho comentou sobre a relação com o padre, chegando a chamá-lo de “rebelde”.
“Em 2016, ele estava muito rebelde, numa situação muito ruim, novamente fui para Picos, administrei a situação. Não é diferente agora, o filme apenas se repete. ‘Aqui e acolá’ aqueles rompantes do padre espalham algumas lideranças, mas a gente vai lá e dialoga”, afirmou Assis Carvalho.
A declaração do deputado parece colocar em xeque as últimas afirmações do prefeito padre Walmir, de que o presidente estadual do PT não deverá interferir nas eleições em Picos.
Prefeito Padre Walmir manda
Um interlocutor muito próximo do prefeito de Picos confidenciou ao signatário do blog, que o nome do Padre Walmir para disputa eleitoral é o da Maria Santana. Quanto aos vitupérios do deputado Assis Carvalho, o prefeito está tranquilo e não se deixa intimidar.
Apesar de se considerar “poderoso” no estado, Assis Carvalho não manda no Diretório do PT de Picos. Quem toma as rédeas do partido no Município é o prefeito Padre Walmir.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |