São estarrecedoras as condições higiênicas e sanitárias do Matadouro Público Municipal de Novo Oriente do Piauí/PI, capazes de fazer até urubu passar mal.
O quadro é assustador, com extremada falta de higiene, presença de sangue, restos de carne e sebo pelo chão, paredes, utensílios e equipamentos.
Todo o procedimento de abate de animais é feito no chão, em condições impróprias e os manipuladores das carnes não atendem às exigências mínimas de higiene.
- Foto: DivulgaçãoMatadouro Público Municipal de Novo Oriente do Piauí
As vísceras dos animais ficam espalhadas, indicando que os animais não passam pelo tempo recomendado de jejum pré-abate.
- Foto: DivulgaçãoVísceras de animais espalhadas no Matadouro de Novo Oriente do Piauí
A contaminação da carne pode ocorrer quando o animal ainda está vivo, motivado pelo alto grau de agentes de contaminação encontrados nos meios externo e interno, causada pela invasão de microrganismos, por não ser adotado as práticas de higiene adequadas antes e depois do abate.
- Foto: DivulgaçãoMatadouro Público de Novo Oriente do Piauí
O que se vê é a saúde pública sendo negligenciada, necessitando que providências sejam urgentemente tomadas por órgãos competentes e responsáveis pelo estabelecimento.
- Foto: DivulgaçãoDependências do Matadouro Público de Novo Oriente do Piauí
O matadouro é de responsabilidade do Município, que é administrado pelo prefeito Arnilton Nogueira.
*Com a colaboração do jornalista Gil Sobreira
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |