O Instituto Captavox, como outros que têm feito pesquisa eleitoral de Teresina, consegue demonstrar com as sucessivas sondagens que o candidato do PSDB, Firmino Filho, mantém a liderança desde o começo da campanha. Mas ele não se mexe, a não ser dentro da margem de erro da pesquisa e nos dois últimos levantamentos tem variado negativamente.
Se de um lado o candidato tucano não se mexe, de outro o petebista Elmano Férrer, que tenta a reeleição, tem sido um crescimento constante.
-
Lula(PT)
-
Jair Bolsonaro (PSL)
-
Marina (Rede)
Entre uma pesquisa realizada de 17 e 20 de julho e o atual levantamento do Captavox, o prefeito Elmano Ferrer cresceu 11,3%. Ele tinha 19,3% e agora aparece com 30,6%. O candidato tucano variou dentro da margem de erro em 1,1% , passando de 33,2% para 34,3% - ou seja, Elmano cresceu 10 vezes mais.
-
Dilma (PT)
-
José Serra (PMDB)
-
Branco, nulo, não opinam
Na pesquisa realizada entre 17 e 20 de julho, Firmino aparecia com 33,20% das intenções de votos. Elmano Férrer tinha com 19,30%. O senador petista Wellington Dias estava estaticamente empatado com o prefeito de Teresina, com 18,30%.
Em 27 de agosto, Firmino Filho tinha 36,70% das intenções de voto. Elmano já aparecia com 23,80%.
No dia 10 de setembro, o Captavox divulgou pesquisa em que Firmino Filho aparecia com 36,50% das intenções de votos. O prefeito Elmano Férrer tinha 24,90%.
Na pesquisa divulgada em 19 de setembro, Firmino Filho aparecia com 36% das intenções de votos. Elmano Férrer estava com 28,30% dos votos. O prefeito oscilou positivamente em quatro pontos em comparação com a última pesquisa divulgada anterior. Mesmo assim, mantinha uma distância de entre eles era de oito pontos.
No levantamento divulgado nesta segunda-feira, Firmino Filho tem 34,30% das intenções de voto e o prefeito Elmano Férrer, que tenta a reeleição, aparece com 30,60% dos votos.
Em relação à pesquisa anterior, Firmino caiu dois pontos (antes tinha 36%) e Elmano cresceu dois pontos.
Segundo Turno
A tendência de crescimento de Elmano se repete também nas simulações de segundo turno do Captavox. Entre a simulação da pesquisa feita de 17 a 20 de julho e o atual levantamento, Elmano reduziu em 18,3% a distância que mantinha em relação a Firmino.
Na simulação de segundo turno da pesquisa de 17 a 20 de julho, Firmino tinha 32,1% de distância em relação ao prefeito, agora essa distância é de 4,1%.
Em uma simulação de segundo turno realizada pelo Captavox entre Firmino e Elmano, o candidato do PSDB venceria o prefeito de Teresina com uma diferença de 22,4%. Na pesquisa realizada entre 17 e 20 de julho, em um eventual segundo turno o tucano teria 54,5% das intenções de voto contra 32,1% de Elmano.
Em 3 de setembro, a simulação de segundo turno indicava uma distância de 10,5% entre Firmino (50,8%) e Elmano (40,3%).
No levantamento divulgado nesta segunda-feira, em um eventual segundo turno entre Elmano e Firmino, a diferença ficou em 4,1% - o que é praticamente um empate técnico. O candidato do PSDB teria 48,8% dos votos e Elmano Férrer ficaria com 44,7%.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |