Técnicos do Governo estudam uma maneira legal de dar status de secretários aos coordenadores empossados recentemente sem aumentar despesas ou provocar um efeito cascata, segundo revelou, ontem (23), a esta coluna, auxiliar próximo ao governador, medida que afastaria impedimentos para que vereadores, ou até mesmo deputados, assumissem esses cargos sem correr riscos de perder o mandato, como é o caso do vereador Caio Bucar (PSD) indicado pelo deputado federal para ocupar um dos cargos criados.
- Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
Além disso, o Palácio de Karnak agiliza a criação de dotações para as coordenarias, permitindo a seus gestores autonomia para ordenar despesas e capacidade para executar os projetos, como era a expectativa dos novos aliados. Dentro das próximas horas Wellington Dias deverá se reunir com os novos auxiliares para tranquilizá-los e dizer como espera que contribuam com o Governo.
EXCLUSIVAS
Por que deputados querem Assis?
- Foto: Lucas Dias/GP1Assis Carvalho
Os deputados do Partido dos Trabalhadores (exceto Flora Izabel) resolveram apoiar a candidatura de Assis Carvalho à presidência da agremiação porque entendem que precisam ter um dirigente forte e altura de sentar à mesa para negociar com os aliados e até com o Governo.
PT sacrificado
- Foto: Lucas Dias/GP1João de Deus
O líder do Governo na Assembleia, deputado João de Deus, disse que o PT foi sacrificado na última eleição porque obteve mais de 300 mil votos para deputado e teve de fazer aliança, dando a entender que se tivesse disputado sozinho a Assembleia, teria hoje mais representantes.
A missão Assis
A missão de Assis Carvalho, segundo João de Deus, é se eleger presidente "e sentar em pé de igualdade com todos para defender mais espaços para o PT".
Mais de 70 por cento
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Vereador Dudu
O deputado João de Deus e o vereador Dudu disseram ontem para este repórter que o deputado Assis Carvalho deverá obter mais de 70 por cento dos votos na eleição de abril.
Quem apoia
- Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Estadual Cícero Magalhães
Cícero Magalhães, João de Deus, Aluísio Martins e Fábio Novo, estão apoiando a candidatura de Assis Carvalho, que enfrentará Pedro Calisto, que atualmente está à frente do partido.
O mais forte
O mais forte dos "cabos eleitorais" de Assis Carvalho é disparadamente o deputado Cícero Magalhães, que tem a supremacia dos votos do diretório de Teresina.
Rumores sobre a saúde
- Foto: Lucas Dias/GP1Francisco Costa
Estão cada vez mais fortes os rumores em torno de uma possível saída de Francisco Costa da Secretaria de Saúde do Estado. Para o seu lugar iria o ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, que é petista.
Timon perde João Peruipe
Será sepultado hoje às 9 horas da manhã, no Cemitério São Germano, na Formosa, em Timon, o ex-secretário municipal João Peruipe, mineiro de Teófilo Otoni, que chegou à vizinha cidade em 1977.
Irmão de Nilson Sá
João Peruipe era irmão do jornalista Nilson Sá, que foi secretário de Comunicação do Governo Mão Santa, Peruipe tinha 72 anos, quatro filhos, cinco netos e um bisneto.
Verdadeiro coringa
João Peruipe era mais ligado ao esquema político de Chico Leitoa, mas nem por isso deixou de ser secretário quando Socorro Waquim esteve no poder. Era um coringa que entendia de tudo na administração municipal. Por causa de sua competência foi secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de Timon durante muito tempo.
Nuvens carregadas
Há cerca de um ano esta coluna publicou as vésperas de uma operação policial, que havia "cheiro no ar". Agora, sem qualquer intenção de aumentar as vendas de tranquilizantes, diz o seguinte: existem nuvens bastante carregadas sobre um conjunto de prédios da zona sul de Teresina.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |