Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Eleição para prefeito pode trazer grandes prejuízos para Firmino


A eleição de prefeito deste ano pode resultar em ganhos políticos extraordinários para algumas personalidades e prejuízos difíceis de reparar para outras. Só duas delas ganharão em qualquer situação: o médico José Pessoa Leal, o Dr. Pessoa, que se perder a eleição ficará com o nome muito forte para disputar uma cadeira de deputado federal, e o apresentador Amadeu Campos, que pode muito bem concorrer à Assembleia Legislativa, caso não se eleja.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Dr. PessoaDr. Pessoa

O mesmo não se pode dizer do prefeito Firmino Filho, que se não conseguir se reeleger terá grandes prejuízos políticos e ficará numa situação difícil para disputar o Senado. A derrota diminui o peso político do senador Ciro Nogueira e do PMDB, principais apoiadores do prefeito. A vitória, porém, levará esse grupo a uma posição de protagonista e certamente estabelecerá bases sólidas para lançar uma chapa majoritária em 2018.


  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Prefeito Firmino Filho em convençãoPrefeito Firmino Filho em convenção

No caso de o jornalista Amadeu Campos não se eleger, os maiores derrotados serão Elmano Férrer, senador, e o governador Wellington Dias, principal avalista da coligação do PT com o PTB. O prejuízo será muito maior para Elmano, que decidiu sozinho lançar Campos como candidato a prefeito e foi protagonista de um episódio emblemático para sua carreira ao assinar uma carta de apoio ao impeachment de Dilma e ter mudado de ideia na hora da votação, segundo se afirma nos bastidores, em troca de apoio para seu candidato a prefeito.

EXCLUSIVAS

Ciro pode avançar

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Ciro NogueiraCiro Nogueira

O senador Ciro Nogueira ficará forte com uma eventual vitória de Firmino e sairá ainda mais robustecido do pleito se seus candidatos, favoritos, vencerem as eleições em Floriano e Picos, com Joel Rodrigues e Gil Paraibano, respectivamente.

Karnak faz leitura correta

O Palácio de Karnak fez a leitura correta do quadro político e trabalha para evitar a ascensão de Ciro, Firmino e do PMDB.

Apoio ao padre

  • Foto: José Maria Barros/GP1Padre Walmir.Padre Walmir.

O Governo vai investir pesado nos próximos dias na candidatura do Padre Walmir (PT) em Picos contra Gil Paraibano, que apesar de ter votado no governador Wellington Dias, hoje está ligado ao senador Ciro Nogueira.

Florentino é o candidato

  • Foto: Lucas Dias/GP1Florentino Neto, prefeito de ParnaíbaFlorentino Neto, prefeito de Parnaíba

Em Parnaíba o Governo espera vencer com Florentino Neto (PT), mas preferia ter como candidato o deputado Zé Hamilton Castelo Branco, que continua filiado ao PTB.

Floriano preocupa

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Joel RodriguesDeputado Joel Rodrigues

Outra situação que preocupa ao Governo é a de Floriano. Joel Rodrigues, candidato que está disparado na frente nas pesquisas, é aliado do Karnak, mas vai concorrer pelo PP, partido do senador Ciro Nogueira.

Na dúvida...

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

A pergunta é a seguinte: eleito prefeito de Floriano, quem Joel Rodrigues apoiaria em 2018: o senador Ciro Nogueira, que é presidente nacional do seu partido e patrocinou a sua ida para a agremiação, ou o governador Wellington Dias, que será candidato à reeleição.

Sinal de alerta

A verdade é que o sinal de alerta do Karnak foi acionado. Observadores e conselheiros do governador detectaram movimentos intensos de Ciro Nogueira nos últimos dias, apoiando candidatos a prefeito e a vice do seu partido onde quer que estejam.

Acordo silencioso

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wilson MartinsWilson Martins

Há dias o Palácio de Karnak suspeita que exista um pré-acordo silencioso entre Ciro, Firmino, Wilson Martins e setores do PMDB para apresentação de uma forte candidatura ao Governo em 2018.

Repercussão positiva

  • Foto: Lucas Dias/GP1João Vicente Claudino João Vicente Claudino

Entre militantes do PMDB foi muito bem recebido o anúncio do ex-senador João Vicente Claudino de que se filiará ao partido.

Como faria um bom político

Político de alto calibre do PMDB confidenciou a este repórter que João Vicente Claudino "foi altamente decente" com o partido e seus dirigentes, visitando todos os líderes e se colocando como uma pessoa que quer colaborar, sem fazer qualquer tipo de exigência.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.