Presidente nacional do PP e influente no governo Michel Temer, o senador Ciro Nogueira Lima, que contabiliza dezenas de prefeitos eleitos no interior do Piauí, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Themístocles Sampaio Pereira Filho, vão se encontrar com o governador Wellington Dias, nesta terça-feira (08), em Brasília, para discutir as condições em que PP e PMDB, apoiarão o Governo daqui para frente.
- Foto: Lucas Dias/GP1 Wellington Dias, Ciro Gomes e Themístocles
O PP já comanda órgãos importantes na administração estadual, como Detran e Secretaria dos Transportes mas acha que o resultado das urnas de 2 de outubro passado o credencia para ampliar os seus espaços. O PMDB, por sua vez, tem dado integral apoio na Assembleia a Wellington Dias, mas sua presença ainda não está materializada na administração, embora tenha mais deputados do que o partido comandado por Ciro.
EXCLUSIVAS
Reações incomodam PMDB
As reações de alguns membros do PT, principalmente os graduados, às negociações com Wellington Dias tem incomodado o PMDB e dentro do partido há quem defenda um recuo imediato.
Governador quer
Deputados e dirigentes do PMDB não têm dúvidas de que o governador quer de qualquer maneira o PMDB no Governo, mas identificam alguns correligionários do chefe do executivo como contrários à participação do partido no Governo.
Silêncio por Themístocles
Um deputado estadual me disse no início da noite de ontem (06) que ainda não deu uma resposta aos que tem se posicionado contra por absoluta fidelidade ao presidente da Assembleia, que está conduzindo o assunto.
Moderação
O presidente Themístocles Filho tem recomendado moderação, mesmo diante de alguns posicionamentos de líderes expressivos do PT sobre as conversas entre o partido e o governador.
Declarações de Assis
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Assis Carvalho
As últimas declarações do deputado federal Assis Carvalho, considerado o mais forte do PT depois de Wellington Dias, foram as que mais receberam restrições de dirigentes do PMDB.
A fala de Regina
- Foto: Lucas Dias/GP1Regina Sousa
A fala da senadora Regina Sousa, que teria levantado dúvidas sobre a permanência dos novos aliados até a eleição de 2018, também deixaram políticos do PMDB chateados.
Feijoada com Ciro
- Foto: Lucas Dias/GP1Júlio Arcoverde
No último sábado, num restaurante da zona leste, saborearam uma feijoada o senador Ciro Nogueira, os deputados estaduais Júlio Arcoverde, presidente estadual do PP, Themístocles Filho, Robert Rios e Pablo Santos; o presidente da Fundação Nacional de Saúde, Henrique Pires, o ex-deputado Cabelouro e o deputado federal André Fufuca, do Maranhão, amigo de Ciro.
Dudu avalia
- Foto: Lucas Dias/GP1 Vereador Dudu
O vereador Edilberto Borges, o Dudu, reeleito pelo PT, avalia o que é melhor para o seu futuro político: ocupar um cargo no Governo ou permanecer no plenário da Câmara onde tem visibilidade.
Ciro e Robert afinados
- Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Robert Rios
Ciro Nogueira e Robert Rios, que tem afirmado que não disputará mais uma cadeira de deputado estadual, estão cada vez mais "afinados" na orquestra política do Piauí. Aguardem que verão os dois juntos em 2018.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |