Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

População do Baixo Parnaiba se interessa por eleição e pede pesquisas na região


Dezenas de populares demonstraram um grande interesse pela eleição de governador no último final de semana no Baixo Parnaíba, principalmente nos municípios de Porto, Campo Largo e Matias Olímpio, e reclamaram a falta de pesquisas para governador na região. Júlio Cesar Silva disse que viaja a região inteira e nesses três municípios nunca ouviu falar da presença de qualquer pesquisador.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Deputado Júlio César(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Deputado Júlio César
Júlio Cesar perguntou a este repórter: "por que os institutos de pesquisa desprezam o Baixo Parnaíba, será por que consideram pequeno o eleitorado desta região?". Júlio é eleitor do governador Zé Filho, mas dona Maria de Jesus, que revelou ser eleitora de Wellington Dias, confirmou não ter conhecimento da passagem de qualquer instituto de pesquisa pela região.

Em Porto, Campo Largo, Matias Olímpio e até Nossa Senhora dos Remédios, os cartazes dos candidatos a governador estão espalhados por calçadas e praças, assim como o de candidatos a deputado estadual e federal, como Marcelo Castro, Marllos Sampaio, Themístocles Filho, Zé Santana e Teresa Brito.

Em Porto, bem na entrada da cidade, tem um cavalete de Fábio Abreu, candidato a deputado federal pelo PTB, e numa pracinha, na saída para Campo Largo, estão colocados dois cavaletes do candidato a deputado estadual João Madison Nogueira. Também foi visto um de Iracema Portella e outro de Júlio Arcoverde.


EXCLUSIVAS

Discurso verdadeiro

Pessoas pobres do Baixo Parnaíba disseram a este repórter que acreditaram no discurso de Marina Silva na campanha eleitoral quando ela afirmou que "uma pessoa que passou fome jamais acabará o bolsa família".

Terrorismo

Por incrível que pareça e diante do olhar da Justiça Eleitoral candidatos continuam fazendo terrorismo no interior do Estado junto a pessoas mais humildes, anunciando que Marina e Aécio vão acabar com o Bolsa Família.

Temem Aécio

O discurso prejudica principalmente Aécio Neves porque eles consideram que o candidato do PSDB tem origem rica e não se interessaria em manter o programa.

Bem feito

Enquanto Aécio perde tempo em atacar Marina, seus votos no Nordeste estão sendo minados assim. Ele não percebeu ainda que precisa denunciar esse tipo de terrorismo politico, acha melhor ficar dizendo que Marina não tem experiência.

“Marina vai aumentar”

Este final de semana passei no Baixo Parnaíba. Do lado do Piauí como repórter, e do lado do Maranhão como interessado na política. Na churrascaria Canaã, em Brejo, Maranhão, o vigia me disse o seguinte: "a Marina vai aumentar o Bolsa Família, não é verdade Feitosa?!".

Buriti

Em Buriti de Inácia Vaz, ainda no Maranhão, também no Baixo Parnaíba, durante visita com um deputado amigo de longas datas, percebi que Dilma Rousseff tem tudo para ganhar bem a eleição naquele município, mas fiquei impressionado com o número de eleitores de Marina, levando em consideração que na eleição de 2010 não se falava de outra candidata ali que não fosse Dilma. Conheço muito bem a região e arriscaria dizer que Marina terá de 20 a 25 por cento dos votos num lugar onde a oposição a candidato do PT para Presidente não existia.

Foto de Aécio e Dino

Na localidade "Quebra Côco", que fica entre os municípios de Buriti de Inácia Vaz e Brejo, já neste município, fiquei espantado quando vi uma foto de Aécio Neves. Paramos o carro e percebi com mais nitidez que o cartaz era grande e mostrava lado a lado Aécio e Flávio Dino, que tem tudo para ganhar a eleição no Maranhão, candidato do PC do B ao governo.

Algo está mudando

Conheço essa região há 32 anos e nunca tinha visto essas "novidades" nem mesmo na eleição de 2010, que não está tão longe. No meio do mato, em região sofrida do Maranhão, casa com cartaz de Aécio Neves e Flávio Dino, candidato contra Sarney? Nunca no Brasil, como se diz popularmente.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.