A sarcopenia é a perda gradual de massa e força muscular que ocorre naturalmente com o envelhecimento, e seus impactos são especialmente graves na população idosa. Essa condição, muitas vezes silenciosa, pode comprometer a qualidade de vida e a autonomia dos idosos, pois músculos enfraquecidos limitam movimentos básicos do dia a dia, como levantar-se de uma cadeira, subir escadas e até caminhar com estabilidade.

Com a progressão da sarcopenia, aumenta-se o risco de quedas e lesões, uma das principais causas de internações hospitalares nessa faixa etária. A perda de força muscular prejudica não apenas a mobilidade, mas também interfere nas atividades cotidianas e no bem-estar mental, uma vez que os idosos passam a depender mais de ajuda para tarefas simples, afetando sua autoestima e motivação.

Foto: Divulgação/Demóstenes Ribeiro
Professor Demóstenes

O combate à sarcopenia inclui atividades físicas regulares, especialmente a musculação, que fortalece os músculos e mantém a função articular. Além disso, uma alimentação rica em proteínas e adequada em nutrientes também auxilia na manutenção da massa muscular.

Cuidar da saúde muscular é, portanto, essencial para promover a autonomia e a qualidade de vida na terceira idade.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1