Fechar
GP1

Demóstenes Ribeiro: atletas de fim de semana

Exercícios físicos são bons para a saúde física e mental de forma geral e para o coração.

Atletas de fim de semana são pessoas que não costumam praticar atividades físicas de segunda a sexta-feira, e aproveitam normalmente o sábado ou o domingo para se exercitarem. Pode parecer que essa atitude é benéfica para a saúde, porém ela esconde alguns riscos que precisam ser considerados.

Exercícios físicos são bons para a saúde física e mental de forma geral e para o coração, em particular. Existem orientações do American College of Sport Medicine (a maior referência do mundo em atividade física) que recomendam fazer pelo menos 150 minutos de atividade moderada a intensa por semana, para garantir níveis aceitáveis de saúde.


A questão é, esses 150 minutos precisam obrigatoriamente serem distribuídos ao longo da semana, ou pode ser feito tudo no final.

O ideal é que seja bem distribuído ao longo da semana, respeitando assim um dos mais importantes Princípios do Treinamento Desportivo, que é o da CONTINUIDADE.

Uma sessão de atividade física representa um estímulo aplicado ao organismo. Este, não pode ser nem muito fraco, nem muito forte. Sendo fraco, não causará adaptações do organismo; sendo forte, poderá causar problemas no aparelho locomotor (músculos, tendões e articulações) e riscos para o coração (infarto ou AVC). Pois se praticante estiver com a pressão alta e for praticar uma atividade física de intensidade alta, poderá ter picos pressão perigosos.

Logo, não é o ideal fazer somente no fim de semana, mas restando somente esta alternativa; o exercício físico deve ser feito sim; mas FAÇA com moderação e bom senso.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.