As comodidades do dia a dia induzem as pessoas a estarem cada vez mais sedentárias. Isso tem feito com que a população tenha índices de gordura corporal cada vez altos.
Muitas pessoas preocupadas com isso, têm se perguntado qual estratégia é mais eficiente para emagrecer, qual o caminho mais curto.
Antes de seguir em frente, é importante destacar a diferença entre atividade física e exercício físico, embora muitos pensem que sejam sinônimos. A diferença consiste no nível de estruturação da prática. Chamamos de atividade física todo e qualquer “movimento espontâneo e livre”, como lavar um carro, empurrar um carrinho no supermercado, passear com o pet, subir escada ou dançar. Assim, no nosso cotidiano, fazemos diferentes tipos de atividades físicas. Já o exercício físico, por sua vez, é uma atividade estruturada. Ela deve ser realizada durante um período de tempo, com certa frequência e uma especificação da intensidade. Um exemplo são os treinos realizados na academia, a partir das orientações de um Profissional de Educação Física. Ou então fazer uma caminhada de " X " km, num determinado espaço de tempo, num ritmo e frequência de passadas determinados.
Para que o processo de emagrecimento (redução do % gordura) aconteça o gasto de calorias tem que ser maior do que a ingesta. Ou seja, é matemática simples. Mesmo que não se faça nenhuma atividade física, já existe um alto gasto calórico (metabolismo) para se manter vivo.
O emagrecimento pode acontecer sim mesmo sem atividade física, mas logicamente tem que fazer dieta obrigatoriamente.
Logo, em uma resposta bem simples e direta, a DIETA é mais importante sim, no processo de emagrecimento quando comparamos com a prática do exercício; pois não adianta treinar com intensidade e depois descompensar na alimentação em termos de quantidade e qualidade, consumindo calorias em excesso.
Mas é importante destacar que o ideal é associar dieta e exercícios físicos, desta forma o emagrecimento será mais saudável e prolongado.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |