Se você já ouviu falar que “política é como as nuvens” com desconfiança, agora já pode ter certeza de que a sabedoria popular construiu um ditado famoso e correto. A prova veio no último sábado, dia 20 de julho, dia das maiores convenções partidárias da capital do Piauí.
Quase 20 mil pessoas lotaram o Theresina Hall para ver o atual prefeito Dr. Pessoa ser homologado como candidato à reeleição pelo PRD e tendo o PL como partido aliado. O tamanho do evento ligou o “desconfiômetro” da classe política em relação às pesquisas eleitorais.
Ninguém coloca num único evento todos os seus eleitores. Mas neste único evento, Dr. Pessoa reuniu algo em torno de 4% do eleitorado de Teresina. E isso já é mais do que as “pesquisas” atribuíam a ele antes da convenção.
O que foi visto no último sábado aponta que a reeleição do Dr. Pessoa é apoiada por muito mais gente do que se vinha imaginando e que ele pode ser, pela terceira vez, a maior surpresa da eleição majoritária na capital. É uma virada de chave na disputa e as demais campanhas vão ter que se adaptar ao cenário em que o atual prefeito deve ser considerado como opção viável e alguém que ainda possui grande poder de mobilização.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1