Está nas mãos do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), o pedido de liminar para suspender a eleição da presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para o biênio 2025-2026, que teve como vencedor o deputado estadual Severo Eulálio (MDB). A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pelo PSDB foi recebida pela Corte na última terça-feira, 30 de abril.
O partido tucano questionou artigo da Constituição do Estado do Piauí que permite a antecipação em dois anos da eleição de segundo biênio para os cargos da Mesa Diretora da Alepi. O dispositivo prevê que a escolha da composição para o segundo biênio dos mandatos ocorrerá na mesma sessão legislativa em que acontece a eleição do primeiro biênio, ou seja, em 1º de fevereiro do primeiro ano de cada legislatura.
Caso ocorra uma nova eleição, é certo que o grupo liderado pelo atual presidente, Franzé Silva (PT), lançará um nome para bater chapa com o candidato do MDB.
Fonte que frequenta as mais seletas rodas de conversa na Alepi garante que o candidato de Franzé Silva será o deputado Evaldo Gomes, atual 1º vice-presidente. Ambos estão umbilicalmente ligados, e marcharão juntos.
É importante destacar que o apoio de Franzé a Evaldo é irrelevante e não agrega valor. Severo Eulálio conta com o respaldo do governador Rafael Fonteles, e, em caso de uma nova eleição, deve vencer com ampla vantagem.
Evaldo Gomes encaminha nota
O deputado Evaldo Gomes encaminhou nota a este colunista, esclarecendo que não está pleiteando a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí e que, inclusive, é contra a anulação da eleição, conforme pedido formulado pelo PSDB junto ao STF.
Confira a nota na íntegra:
DIREITO DE RESPOSTA
Diante da matéria intitulada ‘Franzé vai lançar Evaldo Gomes para presidência da Alepi caso STF suspenda eleição de Severo Eulálio’, o deputado estadual Evaldo Gomes (SOLIDARIEDADE) vem respeitosamente esclarecer que não está pleiteando a presidência da Casa e que respeita o que já foi votado anteriormente. “Eu faço parte do time do governador Rafael Fonteles. Sigo as suas orientações e desde a votação que ocorreu de maneira democrática na Alepi, o presidente eleito foi o deputado Severo Eulálio. Eu, inclusive, sou contra a anulação da eleição já realizada”, afirmou Evaldo Gomes.
Rapidinhas
Chapa do Avante entra na mira do governador Rafael Fonteles
A chapa proporcional do Avante para a Câmara Municipal de Teresina está na mira do governador Rafael Fonteles (PT-PI), que apoia o pré-candidato a prefeito da Capital, deputado estadual Fábio Novo (PT). O chefe do Palácio de Karnak tem como objetivo conquistar apoios de pré-candidatos que hoje estão na sigla que integra a base do prefeito Dr. Pessoa (PRD).
Os diálogos com alguns membros do Avante estão em andamento. No entanto, caso os acordos sejam efetivamente fechados, os anúncios de apoio a Fábio Novo só deverão ser feitos após as convenções municipais, agendadas para o período de 20 de julho a 05 de agosto.
A chapa proporcional do Avante foi organizada pelo secretário de Governo do Município, Michel Saldanha e pelo delegado James Guerra, considerado o principal puxador de votos do grupo. O esforço do Palácio da Cidade é para desidratar o time ligado a Dr. Pessoa, que tem aparecido em posição desfavorável em todas as pesquisas de opinião pública já realizadas.
Ex-prefeito manda namorada abortar o filho
Uma renomada advogada obteve na Justiça uma decisão contra o ex-namorado, um nobre empresário e ex-prefeito de um município do Piauí que leva o nome de um santo. Ele a incitou a abortar o filho por não querer assumir a parternidade, fruto de um relacionamento que durou pouco mais de três meses.
Além de recusar-se a assumir a responsabilidade pela gravidez da agora ex-namorada, ele passou a ofendê-la publicamente com uma enxurrada de xingamentos, chegando ao ponto de procurar a mãe da ex para denegrir ainda mais a advogada. Diante dessa situação, ela não teve outra escolha senão buscar uma medida protetiva na Justiça para afastá-lo de sua vida e manter a gravidez.
Parece que até em cidades abençoadas com nomes de santos, os pecados e a falta de responsabilidade acham uma maneira de se instalar. Afinal, quem diria que até os santos seriam testemunhas de tamanha hipocrisia?!
Mais dois acusados de matar empresário entram no radar do DHPP
A investigação do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) já conseguiu identificar as participações de dois homens no assassinato do empresário Antônio Francisco dos Santos Sousa, encontrado morto no povoado Cacimba Velha, zona sul de Teresina, no dia 1º de abril deste ano.
Uma fonte revelou à Coluna que além das duas mulheres, Maria Pereira e Karina, que foram presas no último dia 24 de abril, outras duas pessoas participaram do crime, diretamente. O próximo passo é chegar até os dois alvos, que serão alcançados pelo DHPP nos próximos dias.
Angical do Piauí sem água
O problema de desabastecimento de água em Angical do Piauí tem se tornado constante. No último final de semana, um integrante do alto escalão da Segurança Pública esteve no município e não havia água, sequer, para beber. Quando a única bomba do poço que abastece a região queima é um Deus nos acuda.
CRAS de Brasileira divulga postagem de pré-candidato a prefeito
Na cidade de Brasileira, a 183 km de Teresina, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, divulgou em rede social, no Dia do Trabalhador, mensagem do pré-candidato a prefeito Ranieri Mazzili. A publicação está sendo vista como propaganda eleitoral antecipada e possui a capacidade de interferir na lisura e no equilíbrio das eleições, afetando a igualdade de oportunidades entre os pré-candidatos.
Ranieri e a direção do CRAS poderão sofrer representação e condenados ao pagamento de multa.
Antônio Nolleto toma posse como desembargador
Tomará posse solenemente nesta sexta-feira (03), o desembargador Antônio Nolleto. Ele chega ao cargo pelo critério de antiguidade e passa a ocupar a vaga deixada pelo desembargador Edvaldo Pereira de Moura.
O mais novo casal de jornalistas
A Coluna abre espaço para parabenizar o mais novo casal de jornalistas. Em viagem ao Chile, Matheus Oliveira e Thais Souza, do Grupo Meio, assumiram relacionamento, deixando a todos em polvorosa.
O amor está no ar!
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |