A cidade de Manaus, capital do Amazonas, foi encoberta por fumaça pelo quarto dia consecutivo nesse sábado (14), após o aumento significativo no número de queimadas. Segundo levantamento da World Air Quality Index, Manaus está entre as piores cidades do mundo a sofrer com a poluição do ar.
Ainda durante o dia, o nível de fumaça acabou cobrindo alguns prédios. Outra consequência foi a baixa visibilidade dos motoristas da capital, que também prejudicou o trânsito na região. Além disso, os moradores também foram obrigados a voltarem a usar a máscara, devido ao alto nível de fumaça.
O Serviço Eletrônico de Vigilância Ambiental (SELVA), da Universidade do Estado do Amazonas, divulgou que em algumas regiões da cidade, a concentração de partículas inaláveis finas atingiu nível superior ao referencial.
Para ser considerado “péssimo”, o índice deve registrar 125 ug/m³, e na sexta-feira (13), Manaus ultrapassou 200 ug/m³.
Queimadas
Segundo a Prefeitura de Manaus, a fumaça é oriunda das queimadas que têm ocorrido na Região Metropolitana da capital. Nesses dois dias, 504 focos de queimadas foram registrados no Amazonas, sendo 105 na cidade de Autuazes, que fica a 111 km de Manaus.
Ver todos os comentários | 0 |