Diante de um cenário de agravamento da seca em diferentes pontos do bioma amazônico, foi constatada a morte de 110 botos em menos de uma semana, entre a sexta-feira (23) e esse sábado (30), no lago Tefé, no estado do Amazonas.
A contagem inclui botos-cor-de-rosa e botos tucuxis, espécies de golfinhos de água doce. Entre os animais mortos, há machos, fêmeas, filhotes, jovens e adultos. O balanço foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que ainda está no local reunindo carcaças dos animais e, portanto, a mortandade pode ser ainda maior.
Em nota, o instituto disse se tratar de um “evento incomum de mortandade de golfinhos de rios amazônicos” e informou que é cedo para afirmar os motivos, mas que, de acordo com os especialistas, “certamente está associado ao período de estiagem e à alta da temperatura da água do Lago Tefé, que em alguns pontos está ultrapassando a marca de 39ºC.
Além dos botos, uma quantidade enorme de peixes, mas ainda não confirmada, também está morrendo.
ICMBio envia equipes para resgate e investigação
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) enviou equipes de veterinários e de servidores do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) até o local para ajudar no resgate dos animais encalhados e apurar as mortes dos botos.
Ver todos os comentários | 0 |