O governo de São Paulo, por meio do Procon , aplicou uma multa de R$ 12 milhões à empresa responsável pelo fornecimento de energia na capital e em mais 23 municípios do estado, a Enel . A empresa será obrigada a pagar esse valor devido a um apagão que aconteceu no início deste mês.
Após fortes chuvas que ocorreram no início de novembro, várias áreas da Região Metropolitana de SP ficaram sem energia. Algumas residências ficaram sem luz por quatro dias e em outros locais a energia só retornou depois de uma semana. Até o momento a Enel não se manifestou publicamente sobre a multa.
O Procon justificou que a multa foi aplicada por que a companhia desrespeitou o Código de Defesa do Consumidor, por deixar parte da população sem energia por mais de 48h. A decisão foi imposta tendo em base as reclamações registradas na plataforma Procon-SP Digital e também em postos de atendimento presencial.
Ao ser notificada a empresa justificou que a chuva provocou a queda de árvores, que derrubaram fios elétricos e alguns postes.
Prejuízo bilionário
A falta de distribuição de energia durante dias, causou prejuízos bilionários. Segundo um levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, o apagão deixou que, pelo menos, R$ 1,3 bilhões deixassem de ser faturados pelo setor de comércio e serviços.