A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), através da Coordenação de Epidemiologia, está realizando trabalho de mapeamento e busca ativa de casos de meningintes e hepatites A, B e C no Piauí.
Segundo a técnica estadual para hepatites virais da Coordenação Estadual, Thamisa Brito, a visita aos municípios também pretende propagar orientações sobre testes e prevenção dessas doenças. “Estamos conversando com os coordenadores de saúde, orientando sobre os testes e a prevenção. Temos ainda um cronograma de muitas visitas até o final deste ano para refazer a linha de cuidados para pacientes portadores de hepatites”, afirmou a técnica.
Os municípios alvos dessa busca são cidades que não possuem notificação ou que possuem uma notificação com inconsistência. Entre as cidades já visitadas estão: Alto Longá, Juazeiro, Sigefredo Pacheco, Campo Maior, Oeiras, Santo Inácio do Piauí, São Raimundo Nonato, Jurema, São Brás, Fartura e Guaribas.
A expectativa da Sesapi para o próximo ano é realizar a capacitação em todos os 12 territórios do estado, sob a proposta colocada pelo Ministério da Saúde de eliminar as hepatites virais até 2030.
Ver todos os comentários | 0 |