A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) promoveu, na manhã desta segunda-feira (12), o "Encontro de Gestores Municipais - Saneamento Básico", que ocorreu na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM) em Teresina e contou com a presença de prefeitos e representantes de municípios do Piauí.
Com o objetivo de levantar a discussão acerca da importância do saneamento para a prevenção de doenças no estado do Piauí, o evento contou com uma palestra sobre o tema, ministrada pela médica Amariles Borba, Diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.
“É importante discutir o tema para alertar quanto a prevenção não só de viroses, mas de doenças como a Hepatite A, que é transmitida por água poluída. Nós precisamos ter isso como uma grande meta. Não se justifica que Teresina, sendo uma capital de 900 mil habitantes, não tenha nem 20% de saneamento básico, isso é inconcebível e não podemos aceitar. Devemos cobrar do governo, porque não se pode continuar com 17% de saneamento na capital. Imaginem então nossas cidades do interior”, declarou.
Para o presidente da Funasa, Henrique Pires, a sociedade precisa cobrar mais dos governos o saneamento básico como direito. “A lei é dura para todos, é fundamental que o cidadão cobre o governo e mobilize a sociedade. Cobrando aos gestores e colaborando com sua parte, a sociedade conseguirá uma elevação no nível de qualidade de vida e de saúde, pois não existe, em parte alguma do mundo, cidadão saudável se não houver saneamento”, afirmou.
Representando a APPM, o prefeito de Ribeiro Gonçalves, Agamenon Pinheiro, Secretário Geral da associação, saudou a iniciativa da Funasa, de propiciar o debate sobre saneamento básico aos municípios ali representados.
Ver todos os comentários | 0 |