O ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, esteve nesta sexta-feira (19), em Teresina, participando da Ação Nacional na Educação de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti nas Escolas Publicas. O evento foi realizado no Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa, na zona Sul de Teresina.
O governador Wellington Dias (PT) destacou que as ações iniciadas pelo governo já estão tendo resultados no Piauí. “Queremos erradicar isso do Piauí. Pesquisas estão bem encaminhadas, se Deus quiser, vamos ter vacinas, mas enquanto isso temos que trabalhar combatendo o mosquito. O trabalho que iniciamos em 2015, já nos permite colher frutos. Até agora neste mês de fevereiro tivemos uma redução de 56% em um período que era para ter subido muito, pois começou a chover. Então é sinal de que tudo aquilo que estamos trabalhando está dando resultado, por isso a orientação é trabalhar ainda mais”, explicou.
A secretária estadual de Educação também destacou a importância dessa mobilização. “O ministro vai lançar essa campanha nacional de enfrentamento ao aedes aegypti. Temos uma questão importante, que é com a zika, que pode causar microcefalia nas nossas crianças. Então essa campanha vai acontecer nas 665 escolas, apenas iniciamos hoje na João Henrique. Acreditamos no esforço conjunto de todos para enfrentar esse problema de saúde que o Brasil hoje está enfrentando”, afirmou Rejane Dias.
“O Governo do Estado está cuidando dos prédios públicos em todos os municípios e estamos buscando uma parceria e envolvimento do governos municipais, pois essa campanha tem que ser universal. Não se fala em política nesse momento, mas em saúde pública. Essa não é uma guerra que se vence só. O Estado não vai poder cuidar de cada casa, de cada quintal ou cada janela que possui uma plantinha, então todos nós precisamos nos conscientizar que essa luta é nossa. O mosquito é fácil de matar e de erradicar. Basta um pequeno envolvimento. O envolvimento estudantil é muito importante e isso é o que estamos fazendo, buscando apoio para que possamos chegar com bons resultados com respeito a erradicação para aedes aegypti”, afirmou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Lançamento da Ação Nacional na Educação de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti nas Escolas Públicas
A visita faz parte de uma ação do Governo Federal, onde a presidente Dilma Rousseff (PT) e os ministros estão visitando os estados para a realização de atividades de conscientização para combater o mosquito. No dia 13 de fevereiro foi a ministra chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Nilma Lino Gomes, que esteve em Teresina para falar sobre o assunto.O governador Wellington Dias (PT) destacou que as ações iniciadas pelo governo já estão tendo resultados no Piauí. “Queremos erradicar isso do Piauí. Pesquisas estão bem encaminhadas, se Deus quiser, vamos ter vacinas, mas enquanto isso temos que trabalhar combatendo o mosquito. O trabalho que iniciamos em 2015, já nos permite colher frutos. Até agora neste mês de fevereiro tivemos uma redução de 56% em um período que era para ter subido muito, pois começou a chover. Então é sinal de que tudo aquilo que estamos trabalhando está dando resultado, por isso a orientação é trabalhar ainda mais”, explicou.
Imagem: Lucas Dias/GP1 Wellignton Dias
Já o ministro Celso Pansera afirmou que o objetivo da ação hoje é mobilizar ainda mais a população, através dos estudantes. “Hoje estamos mobilizando toda a rede nacional de educação. Quando falamos de educação, tem os estudantes, profissionais de educação, corpo docente e discente, onde são mais de 60 milhões de brasileiros. É um momento importante para a gente. O combate ao mosquito de 100% da população. O Estado do Piauí fez o seu dever. Uma redução significativa, mas temos que ter 100% de combate ao mosquito”, declarou. Imagem: Lucas Dias/GP1Ministro Celso Pansera
Celso Pansera explicou que o Governo está investindo cada vez mais em pesquisas. “O governo, nas próximas semanas, irá lançar um pacote na área de ciência e tecnologia para a pesquisa. Temos bons caminhos para a pesquisa sobre a dengue, temos indícios de vacina com 90% de eficiência para os próximos anos. Estamos agora montando as redes para pesquisa da zika, mas por enquanto o importante é combater o mosquito. Cuidar da casa. Mais de dois terços dos focos dos mosquitos estão dentro das residências e precisamos que a população se engaje nessa luta”, afirmou Pansera.A secretária estadual de Educação também destacou a importância dessa mobilização. “O ministro vai lançar essa campanha nacional de enfrentamento ao aedes aegypti. Temos uma questão importante, que é com a zika, que pode causar microcefalia nas nossas crianças. Então essa campanha vai acontecer nas 665 escolas, apenas iniciamos hoje na João Henrique. Acreditamos no esforço conjunto de todos para enfrentar esse problema de saúde que o Brasil hoje está enfrentando”, afirmou Rejane Dias.
Imagem: Lucas Dias/GP1Rejane Dias
No evento, a vice-governadora Margarete Coelho (PP) alertou as grávidas sobre esse momento em que o país passa e os cuidados necessários. “As mulheres precisam de tranquilidade para gerar seus filhos e nesse momento estamos com a presença do mosquito e a possibilidade de adquirir o zika vírus, que é um vírus banal, mas que traz consequências graves. O Piauí tem mais de 100 casos de microcefalia, muitos relacionados ao caso do mosquito aedes aegypti e muitas relacionadas ao zika. Então apesar de nós estarmos em um estado quente, as nossas grávidas precisam se cobrir, vestir blusa de manga comprida, calça comprida, usar repelente, evitar ambientes que possam ter focos do vírus e a família deve ficar atenta”, disse.Imagem: Foto: Lucas Dias/GP1Margarete Coelho
A vice-governadora ainda destacou que o governo tem trabalhado para acabar com o mosquito, mas que sem o apoio da população, a luta contra o aedes aegypti não será vencida tão cedo.“O Governo do Estado está cuidando dos prédios públicos em todos os municípios e estamos buscando uma parceria e envolvimento do governos municipais, pois essa campanha tem que ser universal. Não se fala em política nesse momento, mas em saúde pública. Essa não é uma guerra que se vence só. O Estado não vai poder cuidar de cada casa, de cada quintal ou cada janela que possui uma plantinha, então todos nós precisamos nos conscientizar que essa luta é nossa. O mosquito é fácil de matar e de erradicar. Basta um pequeno envolvimento. O envolvimento estudantil é muito importante e isso é o que estamos fazendo, buscando apoio para que possamos chegar com bons resultados com respeito a erradicação para aedes aegypti”, afirmou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Ministro Celso Pansera em solenidade
Imagem: Lucas Dias/GP1Rejane Dias, Wellington Dias e Celso Pansera
Imagem: Lucas Dias/GP1Ministro em solenidade realizada em escola
Imagem: Lucas Dias/GP1Margarete Coelho, Celso Pansera e Wellington Dias
Imagem: Lucas Dias/GP1Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa
Imagem: Lucas Dias/GP1Lançamento de ação de mobilização
Imagem: Lucas Dias/GP1Autoridades que estavam na solenidade
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |