Aconteceu na manhã deste sábado (13), no Quartel do 25º BC em Teresina, o ponto de partida da ação no Dia Nacional de Conscientização e de Combate ao Aedes aegypti, no Piauí. A solenidade contou com a presença da ministra chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Nilma Lino Gomes, além do governador Wellington Dias e do secretário estadual da Saúde, Francisco Costa.
"O recado que eu trago do Governo Federal, da nossa presidente Dilma e de toda sua equipe é que nós todos vamos nos mobilizar cada vez mais para nos conscientizar das ações que temos que realizar, como prevenção e como combate ao mosquito Aedes aegypti, nós não podemos deixar que um mosquito seja maior que nossa própria força no Brasil de união para garantir a saúde das pessoas e, aqui no Piauí, eu falei no meu discurso, que estou muito contente, porque aqui nós temos experiências exitosas na área da saúde, no combate a dengue. O Piauí se destaca como um dos estados que tem lutado e conseguido bons frutos e acho que essa experiência pode ser inclusive socializada para todo o Brasil, então a minha mensagem para o povo brasileiro é de que nós estamos juntos, o Governo Federal, Estadual, os governos municipais e o Distrito Federal, nesta luta que é nossa, do povo brasileiro, para garantir a saúde e a dignidade dos direitos humanos para todos", declarou a ministra.
O governador Wellington Dias afirmou que: "Hoje, nessa campanha que foi comandada pela própria presidente Dilma, também coordenada pela área de saúde por um piauiense, o ministro Marcelo Castro, nós temos a oportunidade de ter o Brasil inteiro engajado, aqui a presença da ministra Nilma, ela é a presença do Governo Federal garantindo esse apoio decisivo. Aqui mesmo em Teresina nós temos uma base da Fiocruz, que juntamente com as equipes técnicas do Estado integrada com outros atores do setor público e privado, nos permite garantir a solução definitiva, uma vacina, ou qual a alternativa mais eficiente para combater a dengue, a chikungunya, e também o Aedes aegypti, diretamente assim como a zika que é essa fase mais recente".
Em seguida, a comitiva seguiu para o Shopping da Cidade, onde conversou com os comerciantes e distribuiu panfletos educativos, com informações sobre a prevenção do nascimento do mosquito.
*Com informações da repórter Rayane Trajano
Imagem: Lucas Dias/GP1Ação contra o mosquito Aedes aegypti em Teresina
A ideia é sensibilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do zika, que também é vetor da dengue e da chikungunya. Três milhões de famílias deverão ser visitadas em suas casas, em 350 municípios no Brasil. Para isso, serão disponibilizados 220 mil militares das Forças Armadas."O recado que eu trago do Governo Federal, da nossa presidente Dilma e de toda sua equipe é que nós todos vamos nos mobilizar cada vez mais para nos conscientizar das ações que temos que realizar, como prevenção e como combate ao mosquito Aedes aegypti, nós não podemos deixar que um mosquito seja maior que nossa própria força no Brasil de união para garantir a saúde das pessoas e, aqui no Piauí, eu falei no meu discurso, que estou muito contente, porque aqui nós temos experiências exitosas na área da saúde, no combate a dengue. O Piauí se destaca como um dos estados que tem lutado e conseguido bons frutos e acho que essa experiência pode ser inclusive socializada para todo o Brasil, então a minha mensagem para o povo brasileiro é de que nós estamos juntos, o Governo Federal, Estadual, os governos municipais e o Distrito Federal, nesta luta que é nossa, do povo brasileiro, para garantir a saúde e a dignidade dos direitos humanos para todos", declarou a ministra.
Imagem: Lucas Dias/GP1Ministra Nilma Lino
Sobre a liberação do aborto em casos de brbês com microcefalia, a ministra disse que o momento não é para se discutir o assunto: "Nós temos que pensar muito mais nesse momento na saúde das pessoas, na vida das crianças e como nós vamos cuidar dessas crianças que têm nascido com microcefalia, eu acho que o foco agora tem que ser esse, essa é a discussão que a sociedade brasileira tem que fazer".O governador Wellington Dias afirmou que: "Hoje, nessa campanha que foi comandada pela própria presidente Dilma, também coordenada pela área de saúde por um piauiense, o ministro Marcelo Castro, nós temos a oportunidade de ter o Brasil inteiro engajado, aqui a presença da ministra Nilma, ela é a presença do Governo Federal garantindo esse apoio decisivo. Aqui mesmo em Teresina nós temos uma base da Fiocruz, que juntamente com as equipes técnicas do Estado integrada com outros atores do setor público e privado, nos permite garantir a solução definitiva, uma vacina, ou qual a alternativa mais eficiente para combater a dengue, a chikungunya, e também o Aedes aegypti, diretamente assim como a zika que é essa fase mais recente".
Imagem: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
"A minha avaliação é que essa integração entre os 224 municípios, essa forte integração de toda área federal, do setor público e privado faz a diferença, nós tivemos uma redução, fruto do que trabalhamos em 2015, para esse começo de ano de ano de 56%, mas queremos zerar, a campanha é zerar a zika, zerar o Aedes aegypti, garantir a eficiência eliminando de vez o risco à vida", garantiu o governador.Em seguida, a comitiva seguiu para o Shopping da Cidade, onde conversou com os comerciantes e distribuiu panfletos educativos, com informações sobre a prevenção do nascimento do mosquito.
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias entrega panfletos de conscientização contra o Aedes aegypti no Shopping da Cidade
Imagem: Lucas Dias/GP1Ministra Nilma no Shopping da Cidade
Depois do Shopping da Cidade, a ação continuou no bairro Dirceu Arcoverde, na zona sudeste de Teresina. Com militares do exército, governador e ministra percorreram residencias, fazendo inspeção e conversando sobre as medidas de combate ao mosquito. Imagem: Lucas Dias/GP1Comitiva de ação contra o mosquito Aedes aegypti visita o bairro Dirceu
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias e ministra Nilma no bairro Dirceu
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias no bairro Dirceu
Imagem: Lucas Dias/GP1Ministra Nilma coloca produto contra o Aedes aegypti
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias cumprimenta moradora
Imagem: Lucas Dias/GP1Ministra Nilma Lino e Wellington Dias
Imagem: Lucas Dias/GP1Ministra Nilma Lino, Wellington Dias e Regina Sousa
Imagem: Lucas Dias/GP1Soldados do exército também participam da ação contra o Aedes aegypti
Imagem: Lucas Dias/GP1 Solenidade aconteceu no Quartel do 25º BC em Teresina
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias e ministra Nilma no Shopping da Cidade
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias no Shopping da Cidade
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington e Nilma entregam panfletos
*Com informações da repórter Rayane Trajano
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |