O nível do Guaíba voltou a subir e atingiu a cota de alerta na noite dessa quarta-feira (19). Após a medição realizada, às 22h, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), foi registrada a marca de 3,15 metros no trecho da Usina do Gasômetro. Já às 3h15, as águas chegaram aos 3,23 metros.
Na segunda-feira (17), a Defesa Civil emitiu alerta para áreas ribeirinhas, pela possibilidade de inundação nas regiões. O aviso é válido até esta quinta-feira (20). Segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a elevação do nível das águas é uma consequência das chuvas no estado nos últimas dias, o que causou aumento nos volumes dos rios afluentes.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas primeiras sete horas dessa quarta-feira choveu 57,8 milímetros na estação do Jardim Botânico e em Belém Novo foram 64,2 milímetros.
No início do mês de junho o Guaíba registrou, pela primeira vez em mais de um mês, um nível abaixo da cota de alerta e seis dias antes, havia ficado abaixo do nível de inundação, que é de 3,60 metros.