O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) iniciou, neste sábado (25), uma investigação sobre uma denúncia de desvio de doações destinadas aos atingidos pela enchente em Eldorado do Sul. Três integrantes da Defesa Civil, sendo dois deles pré-candidatos às eleições municipais, são suspeitos de terem desviado os donativos com fins eleitorais.

Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos hoje. Em nota, a prefeitura informou que afastou os investigados. A operação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

Os crimes investigados incluem apropriação indébita, peculato e associação criminosa durante estado de calamidade pública. O coordenador do Gaeco, André Dal Molin, esclareceu que o órgão investiga os desvios a fim de "coibir a prática criminosa" por parte de agentes particulares ou públicos.

Segundo o MP, os mandados foram executados nas residências dos suspeitos, na Prefeitura de Eldorado do Sul e em depósitos da cidade, que foi completamente inundada. As autoridades apreenderam celulares, documentos e dinheiro, entre outros itens.

A promotora de Justiça Maristela Schneider informou que o trio será substituído por outros integrantes, nomeados pela prefeitura, para garantir a continuidade das doações.