A rainha Elizabeth II, falecida nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, esteve uma única vez no Brasil. A data era 10 de novembro de 1968 e a monarca não esteve em terra brasilis para tratar de assuntos ligados ao poder, mas sim, para assistir uma partida de futebol. Àquela altura, seu país havia ganho sua primeira e única taça na Copa do Mundo de 1966, na própria Inglaterra enquanto o Brasil e Pelé já acumulavam dois títulos mundiais por seleções, além do bicampeonato mundial de clubes, pelo Santos.
No Maracanã, a monarca assistiu a partida amistosa entre a seleção de São Paulo e a seleção do Rio de Janeiro, cujo prêmio para o vencedor girava em torno de 1 milhão de cruzeiros, com vitórias dos paulistas por 3 a 2. Em suas redes sociais, o Rei do Futebol prestou homenagem à monarca.
“Sou um grande admirador da rainha Elizabeth II desde a primeira vez que a vi pessoalmente, em 1968, quando ela veio ao Brasil para testemunhar nosso amor pelo futebol e vicenciar a magia de um Maracanã lotado”, escreveu Pelé.
I have been a great admirer of Queen Elizabeth II since the first time I saw her in person, in 1968, when she came to Brazil to witness our love for football and experienced the magic of a packed Maracanã.
— Pelé (@Pele) September 8, 2022
Her deeds have marked generations. This legacy will last forever. pic.twitter.com/13xyilesGT
Pelé foi condecorado em Londres com a Ordem de Cavaleiro do Império Britânico, em dezembro de 1997. À época, já ex-atleta, Pelé era ministro do Esporte. A comenda é equivalente ao título de ‘Sir’
Ver todos os comentários | 0 |