Fechar
GP1

Política

STF retoma julgamento sobre porte de drogas nesta quinta-feira

A ação que analisa a constitucionalidade do artigo 28 da Lei das Drogas começou a ser julgada em 2015.

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a julgar a descriminalização do porte de drogas para o uso pessoal nesta quinta-feira (20). Em março, o ministro Dias Toffoli pediu mais tempo para a análise. A ação que analisa a constitucionalidade do artigo 28 da Lei das Drogas começou a ser julgada em 2015.

Antes da última interrupção, o julgamento contava com cinco votos a favor e três contra a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. Existe uma maioria formada para definir uma quantidade de maconha que caracterize uso pessoal, e não tráfico de drogas. As propostas variam entre 25 e 60 gramas ou seis plantas fêmeas de cannabis, mas a quantidade final será definida apenas se houver maioria pela descriminalização.

Diferente da Corte, na última quarta-feira (12), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a PEC 45 de 2023, que criminaliza o porte e a posse de todas as drogas, em qualquer quantidade.


Além da descriminalização do porte pessoal, a Corte também discute os requisitos para diferenciar uso pessoal de tráfico de drogas. Hoje, a Lei de Drogas determina que a definição fica a critério do juiz.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.