Fracassaram as negociações envolvendo o Progressistas e o União Brasil para formação de uma federação entre os dois partidos. O anúncio foi feito pelo presidente nacional do PP, senador piauiense Ciro Nogueira, ex-ministro-chefe da Casa Civil no Governo Jair Bolsonaro (PL).
Por meio das redes sociais nesta quarta-feira (15), Ciro foi suscinto e disse apenas que foram encerradas as conversas. "No que diz respeito ao Progressistas, encerramos as discussões para formação de federação junto com o partido União Brasil", publicou o ex-ministro.
No que diz respeito ao Progressistas, encerramos as discussões para formação de federação junto com o partido União Brasil.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) March 15, 2023
Bancada
O União Brasil conta com 59 deputados, o que lhe garantiu a terceira maior bancada da Câmara Federal. Se tivesse firmado federação com PP e também com o Avante, como vinha sendo negociado, o grupo ficaria com 115 parlamentares, número suficiente para bater o PL de Jair Bolsonaro, que dispõe da maior bancada da Casa, com 99 parlamentares.
Federações
Criadas com a reforma eleitoral aprovada em 2021 pelo Congresso Nacional, as federações exigem que as legendas unidas atuem de forma conjunta, como se fossem uma só sigla por pelo menos, quatro anos.
Ver todos os comentários | 0 |