Com o final da janela partidária, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), divulgou nesta segunda-feira (11) que a casa sofreu uma redução 57% na representação partidária, indo de 14 para 6 partidos com deputados estaduais.
Com as mudanças, apenas cinco partidos das eleições de 2018 permaneceram na Alepi, são elas: PT, Progressistas, MDB, PV e o Republicanos. O sexto partido, o Solidariedade, passou a fazer parte da Alepi em 2019.
Com as mudanças partidárias, os partidos que perderam deputados na Alepi foram: PTC, PRTB, PTB, PDT, PPS (atual Cidadania), PL, PSD, PSDB e PSB. Esse cenário pode sofrer mais redução ainda com a federação que deve abranger o PT e PV.
Fortalecimento da base do Governo
Após as novas filiações de oito deputados estaduais ao Partido dos Trabalhadores da governadora Regina Sousa (PT) e a fusão cruzada entre o PSD e MDB, a base aliada do Palácio de Karnak acumula já 22 parlamentares na Alepi.
Além desses eventos, a fusão cruzada entre o PSD e MDB fortaleceu a sigla chefiada pelo senador Marcelo Castro e ao todo, são dez deputados estaduais emedebistas na Alepi. Já o PT, acumula 11 parlamentares na sigla.
Ver todos os comentários | 0 |