O MDB deu carta branca para o consenso entre os deputados Severo Eulálio e Franzé Silva (PT). O acerto previamente feito é para que Franzé assuma a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí no primeiro biênio e que nos dois anos subsequentes, a Casa fique sob o comando de Severo.
O acordo só deverá ser chancelado depois de uma reunião de Franzé Silva e Severo Eulálio com o governador eleito Rafael Fonteles nas próximas horas. Portanto, se o futuro governador der carta branca, o consenso será o desfecho do pleito interno.
A reunião do MDB que deu aval para o recuo de Severo ocorreu nesta quarta-feira e foi capitaneada pelo presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho, que deixará a Casa após ter sido eleito vice-governador ao lado de Rafael.
Votos
Antes do acerto, na contagem de alguns parlamentares Franzé já dispunha da maioria de votos e garantiria a vaga de presidente, caso o consenso não tivesse sido alcançado. O PT, partido de Franzé, elegeu a maior bancada de parlamentares, 12 no total, o que já lhe garantiria uma larga vantagem sobre o ex-adversário, Severo Eulálio.
Progressistas
Outra informação colhida pelo GP1 é que Franzé Silva já teria assegurado o apoio de pelo menos quatro deputados da bancada do Progressistas, que conta com sete cadeiras na Alepi.
Dessa forma, a Casa evitaria a disputa e entraria em consenso como recomendado por Themístocles Filho.
Ver todos os comentários | 0 |