A cerimônia de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice Geraldo Alckmin, ocorrerá às 14h da próxima segunda-feira (12), no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia é uma etapa que marca, oficialmente, o resultado das urnas. Este rito vem sendo realizado pela primeira vez em 1946.
Na solenidade, os parlamentares eleitos receberão os diplomas assinados pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que os habilitam a tomar posse nos cargos de presidente e vice-presidente.
Diplomação de Lula será a 12ª presidencial realizada no país ???????? Cerimônia aconteceu pela 1ª vez em 1946 e está prevista no Código Eleitoral. Presidente e vice eleitos serão diplomados na próxima segunda (12/12), às 14h, no @TSEjusbr: https://t.co/JiHyR1waPq pic.twitter.com/iwMrdYHN76
— TSE (@TSEjusbr) December 10, 2022
O TSE informa ainda que toda a solenidade seguirá as recomendações exigidas pelas autoridades sanitárias para garantir a segurança dos participantes.
Posse
No dia 1º de janeiro, acontecerá a posse de Lula e Alckmin em Brasília. Nesta tradicional cerimônia, o chefe de Estado eleito subirá a rampa do Palácio do Planalto. A equipe de Lula, liderada por Janja Lula, planeja um evento que contará com shows de diversos artistas nacionais.
Piauí
No Piauí, a diplomação do governador eleito Rafael Fonteles (PT) e seu vice, Themístocles Filho (MDB), está prevista para acontecer no dia 16 de dezembro.
Ver todos os comentários | 0 |