O governador Wellington Dias (PT), juntamente com outros oito governadores dos estados do Nordeste, assinou uma carta na última sexta-feira (19) repudiando uma declaração do presidente Jair Bolsonaro (PSL), dada durante uma entrevista à imprensa internacional na manhã na sexta-feira (19).
Sem saber que o microfone já estava ligado, o presidente conversa com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que entre os “governadores de Paraíba”, Flávio Dino é “o pior”. Bolsonaro ainda diz para Lorenzoni que “tem que ter nada com esse cara”.
- Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
No documento os governadores nordestinos dizem que recebem “com espanto e profunda indignação” as declarações de Bolsonaro e que “independente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências a fim de que metas administrativas sejam concretizadas.
Resposta de Dino
Por meio das redes sociais Flávio Dino criticou a postura do presidente e lamentou o que ele chamou de “ameaça” e “estranha raiva”. “Neste vídeo, ouvi mais claramente o que disse o presidente da República. Parece chamar todos os nordestinos de “paraíba” e me ameaça, com estranha raiva. Lamento e espero explicações, pois isso é algo realmente inédito e incompatível com a Constituição”, escreveu.
Confira na íntegra a carta dos governadores:
19 de Julho de 2019
Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.
Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.
RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas
RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia
CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará
FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão
JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba
PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco
WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte
Ver todos os comentários | 0 |