O governador Wellington Dias e a senadora Regina Sousa usaram as redes sociais para homenagear os povos indígenas. Nesta quinta-feira, 9 de agosto, é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas.
Wellington publicou uma foto usando um cocar indígena acompanhado de uma companheira. De acordo com a publicação do petista existem mais de 6 mil pessoas que se autodeclararam como índios no Piauí.
“Hoje é o Dia Internacional dos Povos Indígenas, e o índio aqui não poderia deixar essa data passar em branco. Respeitar e preservar os povos indígenas do Piauí é manter viva as nossas raízes. No nosso estado, temos trabalhado para dar assistência as mais de 6 mil pessoas que se declaram como índios. O nosso objetivo é garantir que essas famílias possam ter seus direitos respeitados, com o acesso à saúde e educação de qualidade. No Piauí tem índio sim!”, escreveu o governador.
- Foto: Instagram Wellington Dias e Regina Sousa
Em homenagem ao dia a senadora e candidata a vide de Wellington, Regina Sousa publicou uma foto com Maradiles de Souza, liderança indígena da aldeia Lima Campo e afirmou que este é um dia de reflexão.
“Índio não quer cesta básica. Índio quer autonomia e autodeterminação. Quer decidir como viver e como gerir sua sobrevivência. Quer plantar, colher, cuidar da terra, ter fonte de renda e respeito”. Assim o líder da comunidade indígena Lima Campo, Maradiles de Souza, resumiu o desejo de seu povo de construir a própria história, sem dependência de programas assistenciais e com a garantia de que seus hábitos, costumes e cultura serão preservados”, escreveu a petista nas redes sociais.
O deputado estadual Pablo Santos (MDB) também usou as redes sociais para homenagear os povos indígenas. Pablo postou uma fotografia com uma criança indígena no stories do Instagram.
Ver todos os comentários | 0 |