O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e da vice-governadora, Cláudia Lelis (PV), por 5 votos a 2.
Os ministros do TSE consideraram a existência de caixa 2 na campanha ao Governo de Tocantins, realizada em 2014, com o uso de recursos não declarados à Justiça Eleitoral.
Com a decisão, o governador terá que deixar o cargo para que sejam realizadas novas eleições, entre 20 e 40 dias, e o vencedor ocupará o cargo até o final de 2018.
- Foto: Facebook/Marcelo MirandaMarcelo Miranda
Por enquanto, o presidente da Assembleia Legislativa de Tocantins, Mauro Carlesse (PHS) assumirá o comando do Estado.
Entenda o caso
De acordo com o G1, a coligação "A mudança que a gente vê", do ex-governador Sandoval Cardoso, fez o pedido de cassação do governador e da vice, que foi proposto ainda pela Procuradoria Regional Eleitoral do Tocantins, sob alegação de caixa 2.
O motivo é que na campanha eleitoral de 2014 foi apreendido um avião em Goiás com R$ 500 mil, além de santinhos de Marcelo Miranda e outros candidatos. Durante as investigações, o Ministério Público Eleitoral constatou que o veículo usado para deixar o dinheiro até o avião estava no nome do MDB.
A defesa de Marcelo Miranda alegou que a investigação policial e as provas obtidas ocorreram irregularmente.
Ver todos os comentários | 0 |