A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizará no dia 7 de junho uma audiência pública para discutir questões de prevenção em relação ao suicídio, onde o Piauí está entre os Estados que registram mais ocorrências.
A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Dr. Hélio (PR) e será realizada pela Comissão de Saúde, Educação e Cultura às 9h na sala da Comissão de Constituição e Justiça. Autoridades deverão ser convocadas para discutir ações que o Piauí pode tomar na prevenção ao suicídio.
- Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Estadual Dr. Hélio
O Piauí ocupa o 5º lugar no ranking nacional de mortes por suicídio e o Brasil é o 8º país que mais registra casos. Conforme dados divulgados pelo Mapa da Violência, Teresina é a capital brasileira onde são registrados mais casos de suicídio, levando em consideração o número de habitantes, e fica em 2º lugar na população jovem de 15 e 24 anos, atrás apenas de Boa Vista (RR).
Devido a isso, o secretário estadual de Saúde, Francisco Costa (PT), chegou a criar em janeiro deste ano um Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção ao Suicídio (GTI) no Piauí, que será formado por representantes de várias áreas. Na portaria de criação do GTI, o secretário explicou que além dos altos índices de suicídio do Piauí, dados apontam que 90% dos casos são possíveis de prevenir e estão associados a algum tipo de transtorno mental.
Ver todos os comentários | 0 |