Nesta quarta-feira (09), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin negou mais um pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes feito por juristas. Um grupo de juristas impetrou um mandado de segurança, solicitando que o Senado abra um processo contra Gilmar. Segundo Fachin, o Judiciário não pode interferir na decisão interna do Senado e determinou arquivamento da ação.
Os juristas são Celso Antônio Bandeira de Mello, Fábio Konder Comparato, Sérgio Sérvulo da Cunha, Eny Raymundo Moreira, Roberto Átila Amaral Vieira e Alvaro Augusto Ribeiro Costa.
- Foto: André Dusek/Estadão ConteúdoMinistro Edson Fachin
O ministro Fachin já havia negado outro pedido feito pelo ex-procurador-geral da República, Cláudio Fontelles, pelos mesmos motivos, em fevereiro. Porém, diante de um recurso apresentado por Fontelles, o ministro mandou ouvir o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como praxe.
De acordo com o G1, Janot enviou parecer contrário a obrigar o Senado a abrir o impeachment por entender que o Judiciário não pode interferir em questões internas do Parlamento.
Ver todos os comentários | 0 |