Nesta quinta-feira (8), o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer “embaraçar” as investigações da Operação Lava Jato.
Teori Zavascki negou um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente, que questionava a atuação do juiz federal Sérgio Moro. “Nesse contexto, é importante destacar que esta Corte possui amplo conhecimento dos processos (inquéritos e ações penais) que buscam investigar supostos crimes praticados no âmbito da Petrobrás, com seus contornos e suas limitações, de modo que os argumentos agora trazidos nesta reclamação constitui mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apurações”, informou o ministro.
- Foto: Adriano Machado/ReutersEx-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
De acordo com o Estadão, os advogados de lula disseram que há “múltiplos procedimentos investigativos, autônomos, sobre os mesmos atos e seus conexos, em trâmite nas diversas instâncias”. No entanto, o ministro discordou da alegação da defesa, e disse que o inquérito que tramita no STF investiga a suposta participação de Lula em uma organização criminosa que desviava dinheiro da Petrobrás, enquanto que a 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba apura outros fatos relacionados a possível recebimento de “vantagens indevidas”.
Ver todos os comentários | 0 |