O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator dos processos da Lava Jato na Corte, Teori Zavascki, autorizou a abertura de inquérito contra a presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo e o ex-chefe da Casa Civil Aloizio Mercadante. Eles são acusados de tentar obstruir de obstruir as investigações da operação Lava Jato.
A decisão acata o pedido feito em maio pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Se o afastamento definitivo de Dilma for confirmado no final do mês, a petista perde o foro privilegiado e o processo contra ela passa para as mãos do juiz federal Sérgio Moro, como ocorreu com Lula.
- Foto: AFPLula e Dilma
O pedido de Janot tem como base a delação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), na qual ele afirma que a presidente afastada tentou emparelhar o STF nomeando Ribeiro Dantas para evitar que empreiteiros investigados no petrolão fossem parar na cadeia. De acordo com a Veja, o inquérito busca investigar a nomeação de Lula para a Casa Civil e de Navarro Ribeiro Dantas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em uma tentativa de obstruir a Operação Lava Jato.
Ver todos os comentários | 0 |