A deputada estadual Flora Izabel (PT) encaminhou para a Assembleia Legislativa do Piauí Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Museu Científico do Piauí, que de acordo com a proposta, deve ser instalado no campus da Universidade Federal do Piauí em Teresina. O projeto foi lido no expediente desta quarta-feira (23) e ainda deve entrar na pauta para deliberação dos deputados.
Segundo o projeto, o museu contará com salas que permitam acompanhar e conhecer a técnicas e tecnologias no período pré-histórico e histórico do Piauí, auditório, lojas de produtos artesanais do estado, restaurante, estação de tratamento de água e gerador de energia de energia solar, biblioteca, cabines de estudos, locais de reuniões, entre outras coisas.
- Foto: Lucas Dias/GP1Deputada Flora Izabel
Um dos objetivos é fomentar a economia do turismo histórico-cultural, gerando oportunidades de emprego e prática profissional, bem como, promover iniciativas em recursos tecnológicos.
Na justificava, a Flora Izabel esclareceu que o Museu Científico do Piauí foi idealizado a partir de uma pesquisa científica realizada por uma aluna concludente do curso de Arquitetura e Urbanismo. A deputada também ressaltou que a proposta pode estimular a economia local. “A inserção do Estado em uma opção de rota turística cultural permitirá novos incentivos na esfera econômica, desencadeando visibilidade e credibilidade ao governo. A geração de oportunidades de emprego e prática profissional é consequência do empreendimento”, disse.
A petista ainda afirmou que o Museu vai ajudar a preencher a lacunas de áreas interativas no Piauí. “Com o projeto, haverá o preenchimento da lacuna de espaços dinâmicos e interativos na capital piauiense, tendo em vista que há uma carência de centros ou instituições que englobem estas áreas e funções. A divulgação da riqueza histórica aparada pela iniciativa tecnológica proporcionará a acessibilidade e unificação da cultura de diferentes regiões do Piauí, provocando diálogo entre a sociedade e ambiente científico”, afirmou a deputada na justificativa.
Ver todos os comentários | 0 |