Fechar
GP1

Política

Lula recebe títulos de cidadania em solenidade na Alepi

A solenidade está acontecendo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), com a presença do governador Wellington Dias (PT),a primeira dama e secretária de Educação Rejane Dias e diversas aut

O ex-presidente Lula recebeu, nesta quarta-feira (21), títulos de cidadania piauiense e teresinense. A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), com a presença do governador Wellington Dias (PT), a primeira dama e secretária de Educação Rejane Dias e diversas autoridades políticas.

O título de cidadania Teresinense foi proposto pelo vereador Edilberto Borges, o Dudu. Já o título de cidadania Piauiense foi proposto pelos deputados Fábio Novo (PT), Flora Izabel (PT) e João de Deus (PT) e o ex-deputado José Ribamar.
Imagem: Lucas Dias/GP1Lula e Themistocles(Imagem:Lucas Dias/GP1)Lula e Themistocles
A solenidade começou às 12h35. Logo após o hino nacional, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Filho (PMDB) fez pronunciamento enaltecendo as ações do ex-presidente, da qual considerou como merecedor da honraria.

“Todos são merecedores, mas poucos são tão merecedores como o ex-presidente Lula, que tem tanta amizade com o Piauí. No Piauí Lula lançou o Fome Zero. Lula empreendeu ações que certamente o colocaram na história do nosso Estado. Eu poderia passar horas e horas falando das suas ações no nosso eEstado. Meu caro [ex-] presidente Lula, temos aqui ações que mostram seu respeito e carinho por nossa terra. É por essa amizade que o povo do Piauí lhe concede títulos de cidadania. Obrigado Lula pelo carinho e trabalho e amizade dedicada ao povo do Piauí", declarou Themístocles Filho.
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington e Lula(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington e Lula

Título de cidadania Teresinense

Autor da proposta de título de cidadania teresinense, o vereador Dudu, explicou que o ex-presidente é merecedor da honraria.
Imagem: Lucas Dias/GP1Vereador Dudu(Imagem:Lucas Dias/GP1)Vereador Dudu
“É uma alegria e satisfação conceder esse título. É uma honra entregar esse título para uma pessoa que construiu para um dos principais artifícios para a democracia, que é o Partido dos Trabalhadores. Não temos vergonha de fazer política e faço isso com dignidade, pois aprendi isso com o senhor. Precisamos que o senhor continue seus voos e andanças. Vamos continuar o debate franco e aberto com a população. O senhor nos provou que é companheiro na alegria e na tristeza. Quando ainda era presidente esteve em Teresina diversas vezes e nunca olhou a cor partidária que administrava essa cidade”, declarou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Lula em Teresina(Imagem:Lucas Dias/GP1)Lula em Teresina
O vereador ainda relembrou a sua ex-esposa Francisca Trindade e o apoio que o ex-presidente deu após a sua perda. “Em nome da minha família e em memória de Francisca Trindade receba essa honraria”, disse.
Imagem: Lucas Dias/GP1Lula recebe títulos(Imagem:Lucas Dias/GP1)Lula recebe título de cidadão teresinense

Título de cidadania Piauiense

O deputado estadual João de Deus, um dos autores do título de cidadania, falou sobre as ações do ex-presidente.
Imagem: Lucas Dias/GP1Deputado João de Deus(Imagem:Lucas Dias/GP1)Deputado João de Deus
“Todo o Brasil e o mundo sabem que vossa excelência implementou programas históricos, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Prouni, e tantos outros. Sua gestão foi importante para o Piauí, que hoje é considerado um dos Estados que mais reduziu a pobreza. Hoje, o Piauí apesar da crise internacional vive mais um ano de desenvolvimento. Uma coisa é certa, nada pode nos impedir de lutar. Continuaremos lutando por um Brasil melhor. Temos a convicção que vossa excelência, ainda tem muito a fazer pelo Brasil e Piauí. Pedimos a Deus proteção e que continue iluminando a sua mente. Agradecemos sobretudo pela maior obra, o bem estar do seu povo”, disse João de Deus.

Também autor do título de cidadania, o deputado estadual e secretário estadual de Cultura, Fábio Novo se pronunciou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Fábio Novo(Imagem:Lucas Dias/GP1)Fábio Novo
“Tínhamos aqui 20 cidades ligadas por asfalto, todas esculhambadas em 2003. Restauramos todas as rodovias federais. Hoje posso sair de Teresina e ir para Bom Jesus em cinco horas. Sabe qual foi a cultura que vossa excelência plantou? Foi de fazer e preservar rodovias e isso nós conquistamos. Em janeiro de 2003, o senhor assumiu o governo e veio para o Piauí, onde lançou o Programa Luz Para Todos. Naquele ano tinham 150 mil famílias vivendo a luz de lamparinas no Piauí e hoje todas já têm energia. Em Teresina, vossa excelência colocou R$ 45 milhões para concluir a ponte Estaiada, além de concluir o HUT, concluir nosso Hospital Universitário. Que obra mais magnífica que reduzir em 187,2% a nossa pobreza? Foi isso que aconteceu no Piauí. Foi o presidente que mais veio ao Piauí. O presidente que mais trabalhou para o Piauí. Por isso essa homenagem é justa”, declarou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Lula recebe título de cidadão piauiense(Imagem:Lucas Dias/GP1)Lula recebe título de cidadão piauiense

Discurso de Wellington Dias

Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias
“Acho que a grande revolução do Brasil, foi o que vossa excelência fez. Permitir que quase a totalidade dos brasileiros tenha a possibilidade de poder se alimentar. Todos nós nos sentimos abalados quando alcançado pelo câncer, fico feliz que tenha se recuperado. Quero dizer que no Piauí você não tem só eleitores, tem amigos, tem pessoas que aqui te amam. Aqui na Assembleia temos pessoas ligadas a situação e a oposição. Pode haver manifestações, mas uma coisa que ninguém pode deixar de reconhecer é seu trabalho pelo Piauí, pelo nosso país. Acho que essa é uma data histórica, provavelmente estamos entregando um título de cidadania para quem mais trabalhou”, disse o governador.

Discurso de Lula

Em seu discurso Lula falou sobre as suas histórias no Piauí, antes mesmo de ser presidente da república e falou sobre a sua primeira visita ao Estado depois de ser eleito.
Imagem: Lucas Dias/GP1Lula(Imagem:Lucas Dias/GP1)Lula

“Eu venho aqui há muito tempo. Muita gente que está aqui não tinha nem nascido. Vim aqui para fundar o PT, além de outras vezes. Uma das coisas que não dava certo é que as pessoas que governavam o Brasil, não conheciam o Brasil. Ninguém consegue governar o Brasil de Brasília. Quem quiser governar o Brasil tem que colocar o pé estrada. Conhecer o seu povo. É por isso que o primeiro gesto que tive [após ser eleito] foi pegar o avião e vir aqui, para mostrar aos meus ministros, o Brasil que eles não conhecessem. Não queria que eles conhecessem apenas o Brasil de Copacabana. Tinha gente que nunca tinha vindo no Nordeste. Viemos na Vila Irmã Dulce e sei que muita gente ficou perplexa com o que viu”, declarou.

"Um metalúrgico, sem diploma, que hoje é o que mais recebe títulos de cidadania. Eu já me sentia piauiense. Já me sentia Teresinense. Olha, não espere agradecimento. O maior agradecimento é deitar com a consciência tranquila. É uma honra me tornar piauiense e teresinense", agradeceu o ex-presidente.

Boicote da oposição

Críticos da gestão petista, a bancada do PSDB na Assembleia Legislativa decidiu que não comparecer na solenidade. Segundo o deputado Marden Menezes, “o ex-presidente Lula apenas usa o Piauí quando há algum interesse. Quando esteve ocupando a Presidência da República, e até pouco tempo depois disso, ele sequer se dispôs a receber esse título”.

Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington conversa com Lula(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington conversa com Lula
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias e Lula(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias e Lula
Imagem: Lucas Dias/GP1Ex-presidente Lula(Imagem:Lucas Dias/GP1)Ex-presidente Lula
Imagem: Lucas Dias/GP1Lula recebe títulos em Teresina(Imagem:Lucas Dias/GP1)Lula recebe títulos em Teresina
Imagem: Lucas Dias/GP1João de Deus(Imagem:Lucas Dias/GP1)João de Deus
Imagem: Lucas Dias/GP1Deputado Fábio Novo(Imagem:Lucas Dias/GP1)Deputado Fábio Novo
Imagem: Lucas Dias/GP1Lula durante discurso(Imagem:Lucas Dias/GP1)Lula durante discurso
Imagem: Lucas Dias/GP1Solenidade de entrega de títulos a Lula(Imagem:Lucas Dias/GP1)Solenidade de entrega de títulos a Lula
Imagem: Lucas Dias/GP1Lula(Imagem:Lucas Dias/GP1)Lula
Imagem: Lucas Dias/GP1Plenário da Alepi(Imagem:Lucas Dias/GP1)Plenário da Alepi
Imagem: Lucas Dias/GP1Solenidade(Imagem:Lucas Dias/GP1)Solenidade
Imagem: Lucas Dias/GP1Solenidade(Imagem:Lucas Dias/GP1)Solenidade
Imagem: Lucas Dias/GP1Ex-presidente Lula(Imagem:Lucas Dias/GP1)Ex-presidente Lula


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.