Fechar
GP1

Política

Audiência proposta pelo deputado Cícero Magalhães discute condições de trabalho dos porteiros

O objetivo é fazer com que as empresas construtoras ofereçam, já na planta das edificações, estruturas de guarita de portaria mais salubres, seguras e confortáveis

Acontece hoje (28), às 15h, no plenarinho da Assembléia Legislativa, audiência pública de autoria do deputado Cícero Magalhães (PT), para discutir as condições de trabalho dos porteiros de condomínios. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios e Edifícios do Estado do Piauí, SINTRACONDE-PI, são 7 mil trabalhadores na base e mais de 2 mil filiados. A categoria reclama, principalmente, do desconforto das guaritas.

"Os arquitetos projetam apartamentos de 100 metros quadrados, se preocupam com a posição quanto ao sol e tudo mais. Mas a guarita as vezes tem menos de 3 metros quadrados, sem banheiro, ventilação, bebedouro e de frente pro sol", denuncia o Vanderlei Bento, presidente do SINTRACONDE-PI.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Cícero Magalhães(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Cícero Magalhães

Outra preocupação é quanto a segurança dos trabalhadores. O objetivo é fazer com que as empresas construtoras ofereçam, já na planta das edificações, estruturas de guarita de portaria mais salubres, seguras e confortáveis, considerando aspectos como altura (visibilidade) e tamanho, posicionamento em relação ao sol, situação de conforto térmico (temperatura e ventilação) bem como a inclusão de itens como banheiro e bebedouro na estrutura interna das guaritas.

Foram convidados para a audiência o CREA-PI, APPM-PI, Prefeitura de Teresina, Corpo de Bombeiros, Administradoras de condomínios e síndicos e a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego – PI.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.