Fechar
GP1

Política

Vereadores faltam ao trabalho e sessão da Câmara Municipal de Picos não é realizada

Dos dez vereadores com assento na Casa, apenas Francisco Gonçalves Filho, o Chico de Chicá (PMDB) compareceu ao trabalho.

Indiferentes aos graves problemas que afligem a comunidade, nove dos dez vereadores com assento na Câmara Municipal de Picos não compareceram ao trabalho na tarde desta sexta-feira, 4 de março, e por conta disso a 4ª sessão ordinária do ano de 2011 não foi realizada e consequentemente diversos projetos em pauta deixaram de ser apreciados e votados.

Prevista para começar às 15 horas conforme determina o Regimento Interno, a sessão ordinária da Câmara Municipal de Picos desta sexta-feira não aconteceu por falta de vereadores. Dos dez parlamentares com assento na Casa, apenas Francisco Gonçalves Filho, o Chico de Chicá (PMDB), compareceu ao trabalho e, mesmo assim, ao ser informado pelo vigilante de que os colegas não tinham aparecido, não desceu sequer do carro.
Imagem: José Maria Barros / GP1No momento da sessão apenas o vigilante estava presente no prédio da Câmara(Imagem:José Maria Barros / GP1)No momento da sessão apenas o vigilante estava presente no prédio da Câmara
Faltaram à sessão o presidente da mesa diretora Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB), vice-presidente Antonio Afonso Santos Guimarães (PP), secretário Manoel Vieira de Barros Lima (PMDB), líder do governo José Luís de Carvalho (PV), Diógenes Nunes Medeiros (PPS), José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PMDB); Francisco de Assis Pio da Silva, o Titico (PP), Hugo Victor Saunders Martins (PMDB) e Edilson Alves de Carvalho (PP).

Nem mesmo os servidores da Câmara Municipal de Picos compareceram ao trabalho nesta sexta-feira, 4 de março, e segundo um deles, todos teriam sido dispensados ainda ontem, 3, pela diretora da Casa Núbia Guimarães, que os comunicou verbalmente de que somente deveriam retornar na próxima quinta-feira, dia 10. Neste período de folga prolongada apenas os vigilantes permanecem trabalhando em sistema de rodízio.
Imagem: José Maria Barros / GP1Plenário foi todo preparado para a sessão, mas vereadores não compareceram(Imagem:José Maria Barros / GP1)Plenário foi todo preparado para a sessão, mas vereadores não compareceram

Justificativa

Informações extra-oficiais dão conta de que a decisão de não realizar a sessão desta sexta-feira, 4 de março, teria partido da própria mesa diretora, com o apoio dos demais parlamentares, com exceção de Chico de Chicá, que não foi comunicado a tempo e acabou indo ao Palácio Governador Helvídio Nunes de Barros – sede do poder legislativo.

O motivo alegado seria o carnaval, período em que os parlamentares aproveitam para viajar ou participar da festa de momo, o que para alguns populares que acompanham as sessões da Câmara Municipal de Picos todas as sextas-feiras não justifica. Primeiro, lembram eles, porque a sessão vai das 15 às 19 horas e as festas carnavalescas geralmente são no período da noite, e depois, a cidade de Picos não terá carnaval este ano. Segundo, é que a maioria dos vereadores foram vistos na cidade nesta sexta-feira, 4.
Imagem: José Maria Barros / GP1Plenário da Câmara Municipal ficou vazio nesta-feira, 4 de março(Imagem:José Maria Barros / GP1)Plenário da Câmara Municipal ficou vazio nesta-feira, 4 de março
Aliás, os vereadores da base de apoio ao governo municipal participaram na manhã desta sexta-feira no Palácio Coelho Rodrigues, de uma reunião com o prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB) e seu secretariado, para avaliar a repercussão da manifestação de protesto realizada pela comunidade picoense na última terça-feira, 1º de março.

Prejuízos

A não realização da sessão desta sexta-feira acarretará em prejuízos para a comunidade picoense, tendo em vista que várias matérias que estavam em pauta deixaram de ser apreciadas e votadas, dentre os quais projeto de lei do prefeito municipal que altera a Lei Complementar Municipal nº 1.666/90 – Código Tributário Municipal e o Projeto de Lei do prefeito municipal que autoriza o poder executivo a celebrar convênio com a Sociedade Esportiva de Picos (Sep).

Também deixaram de ser votados projeto de lei do prefeito que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Picos e projeto de resolução assinado pelos membros da mesa diretora que trata da reforma administrativa da Câmara Municipal de Picos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.